Fazer o balanço geral de determinados períodos do ano ajuda muito a entender como foi o desempenho da sua loja nesses momentos. Tipo: será que as estratégias de marketing surtiram efeito? O que deu certo e o que deu errado?

Avaliar eventos recentes é ainda melhor, pois dá pra ver claramente no que o seu empreendimento precisa melhorar. No caso do Carnaval, as festas de momo proporcionaram boas surpresas no ramo dos cosméticos.

Vamos descobrir como?

Uma festa de muito brilho e maquiagem

Um dos pontos que mais chamaram a atenção neste mais recente Carnaval foi o crescimento dos chamados bloquinhos (agremiações de menor porte que tomaram conta das ruas, especialmente em cidades como São Paulo).

E, nesses bloquinhos, um elemento que se destacou foi o uso de muita maquiagem. Como muitos faziam transmissão ao vivo e enviavam fotos nas redes sociais, todos queriam sair bem nas fotos, e nisso, a maquiagem ajudou bastante.

Os números comprovam que o setor de cosméticos realmente foi bem sucedido na folia de 2020. De acordo com a Seed Digital, que é uma empresa que coleta a analisa dados relacionados ao varejo, o fluxo de consumidores em lojas físicas aumentou 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Detalhe: esse aumento foi impulsionado por alguns segmentos específicos, entre eles, farmácia, vestuário, e sim, o de cosméticos.

E, com mais pessoas com acesso às redes sociais e participando dos bloquinhos, o setor que mais chamou a atenção foi o de maquiagem, mas também outros produtos da área de cosméticos fizeram sucesso, como cremes para a pele, protetores, etc.

Algumas tendências vistas neste Carnaval

Nestas últimas festividades de momo, vários tipos de maquiagem foram bastante usados nos focos da folia, e uma tendência que se viu muito (e que parece que veio pra ficar) são as tonalidades brilhantes, algumas mais puxadas para o neon.

Outros produtos no setor específico da beleza e dos cosméticos que se tornaram essenciais neste último feriado foi o uso de hidrantes corporais. Lembre-se: nós vivemos num clima que, geralmente, maltrata muito a pele, e como a folia no meio da rua foi intensa, cuidar dessa parte do corpo (especialmente em locais de muito sol) foi essencial.

Ou seja, produtos de maquiagem e de proteção à pele estão sendo bem cotados no vareja de cosméticos, e como venderam bem nesse carnaval, caberia fazer algumas campanhas de marketing a mais para continuar nesse ritmo de vendas.

Tendências para 2020 pós-carnaval

Agora que essa festividade já passou, e, de acordo com dados, o setor de cosméticos se saiu bem, é importante continuar com um número de vendas bom, e pra isso, você pode aproveitar algumas tendências que o carnaval 2020 deixou.

Além dos já citados hidratantes para a pele e de maquiagens dos mais diversos tipos, cabe aqui destacar outra interessante tendência, que são os chamados produtos inclusivos e de gênero neutro. Sim, porque os homens também estão começando a apreciar essa área, e muitos não quiseram fazer feio na folia de momo esse ano.

Muita gente, antes de sair para os bloquinhos, queria saber como ficaria a sua “fantasia”, e, por isso, cresceu bastante o uso dos chamados provadores virtuais, uma tendência que vem com tudo. Funcionando por meio de aplicativos de realidade aumentada, permite os usuários experimentarem maquiagem e tonalidades de cabelo antes de fazer algo, de fato.

Outra questão que cresceu muito no mercado de cosméticos (especialmente nos últimos meses) é o uso de produtos naturais, com fabricação mais econômica e que não agridem a natureza e à própria saúde.

De resto, é aproveitar que o setor de beleza foi um dos poucos que cresceu em termos de consumo neste mais recente Carnaval, e garantiu uma folia para o seu empreendimento durante o ano todo (mesmo após a quarta-feira de cinzas).