O Whatsapp se tornou uma rede social tão amplamente usada quando o gigante Facebook, e não é pra menos. Muito fácil de ser usada, ela vem se tornando uma ferramenta para as mais diversas finalidades (inclusive, para vender melhor os produtos de uma empresa).

A seguir, daremos algumas dicas preciosas de como usar essa ferramenta no ramo de produtos de beleza.

Dica 1: Faça uma abordagem certeira

Neste caso aqui é preciso ter em mente qual a motivação do seu consumidor padrão. O que faz com que ele compre seus produtos? Descobrindo essas motivações, cabe saber quais produtos de sua loja atendem mais às necessidades da maioria dos clientes.

Identificando esses “campeões de vendas”, digamos assim, é pensar em estratégias no Whatsapp, especificamente, para esses itens.

É então que se planejará como será a abordagem ao cliente via essa rede social, especialmente no primeiro contato. É necessário ir com certa cautela para não espantar o usuário, nem parecer que alguma mensagem no seu Whatsapp está atrapalhando o seu dia a dia.

Dica 2: customize as promoções

É necessário ficar de olhos em outros canais na rede, pois são eles que darão um parâmetro melhor de quem são seus principais consumidores. E é onde também você conhecerá alguns dos desejos deles.

Um conselho? Abra um canal específico em seu e-commerce ou mesmo em seu site para que o cliente tenha como entrar em contato direto com a sua loja. Esse contato também pode ser feito com os seus vendedores, sem nenhum problema.

É através desses canais que você poderá oferecer produtos diferenciados a preços especiais para clientes que usam o Whasapp para se comunicar com sua empresa. Dessa forma, a comunicação é mais rápida, e há uma garantia melhor de concretização de uma venda.

Sua equipe de vendedores, inclusive, pode ser treinada para enviar imagens e informações específicas sobre determinados produtos através dessa rede social, acertando até mesmo os detalhes da compra por esse meio. Com isso, o cliente ficará ainda mais fidelizado.

Dica 3: preste atenção ao tempo e invista no profissionalismo

As redes sociais se tornaram um verdadeiro fenômeno justamente por serem um meio de comunicação rápido e dinâmico, dando pra se comunicar com quem quer que seja em tempo real.

E, essa rapidez de comunicação, obviamente, tem que acompanhar o relacionamento entre a sua empresa e os seus clientes. Em suma, é preciso ter “time” para prestar um bom serviço ao consumidor na hora exata em que ele faz contato.

Ou seja, se você abre um canal no Whatsapp, os seus vendedores precisam estar atentos para atender tanto aos clientes que estão em loja naquele momento, quanto aos que se comunicarem via rede social.

E, lembrando também que o tom das mensagens precisa ser o mais profissional possível, evitando conversas que não tenham nada a ver com a venda daquele produto em si.

Dica 4: Faça uso da lista de transmissão do Whatsapp

Tem como personalizar todas as mensagens enviadas de acordo com o perfil de cada consumidor, e isso é possível graças a uma ferramenta presente nessa rede que á a “lista de transmissões”.

Pra começar, sua equipe precisa evitar trabalhar com um grande grupo de consumidores desconhecidos, já que essa lista faz com que o atendimento ao cliente seja personalizado. E, é importante destacar também que o envio de propagandas tem que ser autorizado, combinado?

O ideal é planejar deixar a conexão com o consumidor a mais leve que for possível, com o diálogo fluindo, e por isso, anúncios mais orgânicos, sem tanta cara de propaganda tradicional é melhor.

Dica 5: Ofereça conteúdo qualificado

O grande diferencial no uso dessa rede social é não restringir sua estratégia apenas ao envio de propaganda, ou mesmo a conversas entre vendedor e consumidor. Um grande diferencial é enviar também dicas relacionadas aquele produto específico.

Com isso, haverá uma bela ação do que chamamos marketing de conteúdo.

Importante que se faça isso tanto em formato de texto, quanto em vídeo também (este último tende a ser mais apreciado pelos clientes em geral). Mesmo que seja uma simples mensagem, mas que tenha algum valor para o cliente, isso certamente faça sua empresa ganhar muito pontos com ele.

Agora, é usar essa rede de maneira correta e colher os frutos depois.