Com as festas de final de ano, todos querem mais é ficar bonitos e bem apresentáveis nas fotos. Nesse aspecto, a maquiagem tem um importante papel, e sua loja pode muito bem se aproveitar dessa demanda.

Saiba como a seguir.

Maquiagem: um ótimo nicho de mercado

O público feminino está cada vez se mostrando vaidoso, o que tem, automaticamente, impulsionado o mercado de cosméticos (especificamente, o de maquiagem) lá pra cima. Nesse aspecto, datas comemorativas, como festas de Natal e de final de ano são ótimas oportunidades de faturar mais (afinal, a clientela em peso quer ficar mais bonita nessas ocasiões).

É preciso, no entanto, conhecer bem o mercado para saber o que oferecer, e se preparar para esses períodos do ano. Por exemplo, é importante saber que, de acordo com pesquisas, mais da metade das consumidoras de cosméticos possuem uma idade que varia entre 19 e 25 anos. Ou seja, o que não pode faltar em sua loja são produtos para consumidoras nessa faixa etária.

Outra boa ideia é saber o que o mercado, em si, está oferecendo atualmente que tem feito mais sucesso entre as clientes. Nesse sentido, pesquisas divulgadas constantemente em portais especializados podem dar um “norte” de qual produto trabalhar melhor o marketing quando o assunto é maquiagem. Assim, você estará investir em algo concreto.

Cursos de auto maquiagem como estratégia

Uma das formas pelas quais muitas lojas de cosméticos vêm faturando bem nos últimos anos é investir em pequenos cursos de auto maquiagem em seus próprios estabelecimentos. Essa é uma forma eficiente de oferecer um conhecimento útil às clientes, além de repassar produtos que estejam, de alguma forma, parados no estoque.

Porém, é importante frisar que não se deve “empurra” nenhum produto da loja em si para os participantes desses cursos. A propaganda precisa ser indireta, obviamente, com a utilização de cosméticos que sejam vendidos em seu estabelecimento (especialmente, os que se encontram encalhados no estoque), mas, tudo feito com cautela.

A mecânica desses cursos, na verdade, é bem simples. Algum profissional da área (evidentemente, um maquiador) irá usar produtos da loja, ensinando ao público técnicas do tipo, e a pessoa, automaticamente, tenderá a consumir aquele determinado com você, e, de quebra, a cliente ganhou autonomia para fazer sua própria maquiagem (especialmente, para as festas de final de ano que estão bem próximas).

Parcerias entre as marcas mais famosas

Além dos cursos de auto maquiagem, que ajudam as clientes a serem mais autônomas na hora de se produzirem para uma festa, uma boa estratégia (unida à ação anterior) pode ser fazer parceria com marcas de produtos nesse nicho.

A partir do momento em que a sua loja firma uma união com uma marca de renome, isso facilita, por exemplo, você conseguir oferecer descontos melhores ao público, aumentando, assim, a quantidade de vendas. Inclusive, marcas como a 1k, por exemplo, fazem parcerias para associados que cumpram alguns critérios, como ter mídias sociais com o mínimo de engajamento.

Ou seja, é um trabalho de mão dupla, no qual a sua loja também precisa ter certo suporte para se unir a marcas do tipo. Assim, você faz a propaganda da marca, e consegue vender mais para o público final. E, acredite: como estamos falando aqui de maquiagem para festas, a rotatividade pode ser grande, e não somente agora no final do ano.

Conclusão

Em suma, vale muito a pena investir nisso.

Promova cursos de auto maquiagem, firme parcerias com maquiadores e marcas de cosméticos em geral, e veja não somente o seu faturamento aumentar, como também o seu estoque desafogar bastante (caso esteja muito abarrotado). Dessa forma, a sua loja vai se destacar muito perante o público, garantindo uma clientela fiel.

Ah, e claro, tenha boas festas e um Feliz Ano Novo.