Final de ano chegando, e sua loja está quase encerrando mais um ciclo de vendas. Porém, ainda existem, via de regra, duas datas comemorativas que podem ser muito úteis para o seu comércio, entre elas, evidentemente, o Natal.

Porém, para que tudo sai da maneira mais adequada possível, o mais interessante é fazer um checklist para a sua loja.

Planejamento antecipado

Mesmo que estejamos bem próximos do Natal, ainda dá pra fazer um belo de um planejamento para aproveitar esse momento. O primeiro ponto a ser colocado é ter um objetivo. Determine exatamente quanto você quer vender no período dessa data. Faça uma comparação com o crescimento de vendas do ano passado para facilitar.

O segundo ponto é estipular uma verba para essa campanha, pois saber quanto serão os gastos é fundamental. E, mais uma vez, foque-se nos gastos do ano passado para ter uma ideia da quantia que precisará ser investida.

Outro ponto é saber usar bem o espaço em prol das vendas. Nesse período, os clientes querem mesmo é promoção, então tente fazer o máximo de ofertas possíveis, deixando-as de maneira bem clara e objetiva no decorre de sua loja (e no lado externo também).

Tente igualmente personalizar a sua campanha com alguma imagem ou slogan que somente a sua loja tenha, pois isso chamará a atenção da clientela em geral. Se puder usar o serviço de agências (contanto que esteja no planejamento de gastos), melhor ainda.

Entrando no “clima”

O Natal é uma data em que o visual é muito importante. Por isso, faz-se necessário que o seu ponto de venda tenha uma decoração que faça jus a essa comemoração. Claro que não cabe aqui abusar demais, e deixar a loja com muita poluição visual, mas dá pra deixar qualquer espaço bonito com bom gosto e criatividade.

Também é interessante antecipar quais produtos de sua loja entrarão ou não em oferta. Importante planejar quais serão os seus preços, e por quanto tempo ficarão nesses valores promocionais.

Divulgação eficiente

Todo esse trabalho, obviamente, precisa ser mostrado ao público de alguma forma, e é por isso que saber como divulgar a campanha de Natal para a sua loja é importantíssimo para o sucesso dela. Afinal, lembre-se que nessa época temos uma enorme competição no varejo, e quanto mais se é visto, melhor.

Claro que além das mídias tradicionais, uma grande alternativa é fazer uso do meio digital em sua campanha. Por isso, verifique se os perfis das redes sociais de sua loja estão devidamente atualizados e engajando o público, colocando promoções lá praticamente todo dia. Nesse aspecto, você pode até criar canais de comunicação direta com o cliente para tirar suas dúvidas.

Uma dica fundamental é que, sendo a sua divulgação em mídias tradicionais, ou digitais, que se tenha um padrão nas ações. É preciso que identidades visual e textual sejam as mesmas, só mudando um pouco para se adaptar a cada espaço.

Dicas finais

No que diz respeito à divulgação da campanha de Natal de sua loja, uma grande alternativa é criar cartazes que sejam temáticos, com o intuito de facilitar a escolha do cliente na hora da compra. Você ainda pode colocar no planejamento da oferta combinações de produtos, formando os famosos “kits”, que sempre são sucesso de vendas.

E, evidente: prepare tudo para manter a loja sempre limpa e organizada para que os clientes possam se sentir bem andando dentro dela, e certifique-se de que todos os funcionários estão alinhados com as estratégias de vendas para a data, em especial, para as ofertas e promoções em geral.

Por fim, boas vendas e um Feliz Natal e um próspero ano novo para você e sua loja.