Um dos principais desafios para aqueles que têm uma loja online é fazer com que o fluxo de clientes (e consequentemente de vendas) aumente com o passar do tempo. E, quando se trata de produtos como perfumes, por exemplo, é preciso traçar estratégias muito certeiras para alcançar o sucesso numa área onde a concorrência vem aumentando.

Vamos, então, saber como melhorar as vendas de uma perfumaria virtual?

Ter um ambiente virtual moderno e responsivo é importantíssimo

É bom esclarecer: por mais que você tenha excelentes produtos à venda em sua perfumaria, isso pouco vai adiantar se o site dela não for devidamente adequado para esses tempos.

O que isso quer dizer?

Que o seu site precisa ser de fácil navegação em todos os dispositivos possíveis, desde um desktop ou notebook, até a tela de um celular. Existem plataformas de e-commerce que facilitam a criação de designs responsivos, para que se permita uma ótima experiência de navegação por diferentes dispositivos, e isso, pode ter certeza, é um grande diferencial.

Além disso, é necessário que o site da sua perfumaria se mantenha sempre atualizado, com os principais lançamentos do momento, oferecendo sempre ao seu público uma novidade interessante.

É preciso ter uma identidade visual marcante

Entenda-se por identidade visual os elementos visíveis que irão representar um nome, uma ideia, um produto e uma empresa. Na maior parte dos casos, com essa definição, criam-se os chamados logotipos.

Você tem um logotipo na sua perfumaria virtual? E, se tem, ele é devidamente chamativo para o seu público?

Como estamos falando de perfumaria, um ambiente que geralmente está associado à elegância, ao bom gosto, e outros conceitos do gênero, é interessante que o logotipo da sua loja acompanhe esses conceitos. Ou seja. Não pode ser carregado, visualmente falando, e ainda tem que conter a ideia e os valores de sua empresa, unido à certa elegância e sutileza.

Um bom vídeo de apresentação chama a atenção

Que tal, logo de cara, no início do site de sua perfumaria, você ter um vídeo que apresente um panorama geral de sua loja? É inegável que meios audiovisuais são mais chamativos do que só textos, ou apenas imagens estáticas.

Vídeos institucionais funcionam para transmitir valores e crença, e ainda por cima, aproxima você do seu público-alvo, ao mostrar que por detrás daquele ambiente online existe “gente de verdade”.

E aproveitando essa estratégia de aproximação com os seus clientes, que tal colocar em seu site uma área exclusiva só para depoimentos de pessoas que compraram em sua loja? É um reconhecimento bastante útil, e que irá influenciar positivamente outras pessoas, visto que muitos querem saber a opinião de terceiros antes de comprar qualquer coisa.

Uso correto e responsável do e-mail marketing

Está aqui uma estratégia que, na maior parte das vezes, é tiro e queda. Experimente, por exemplo, enviar um e-mail marketing por semana para os seus propensos clientes. É muito provável que você consiga fechar boas vendas nos dias que se seguirão.

Uma boa sequência de e-mails marketing é a seguinte:

1º Dia: Explique seu negócio e as soluções oferecidas por ele

2º Dia: Mostre um case de sucesso

3º Dia: Explique como funciona o seu principal serviço (de maneira bem detalhada)

4º Dia: Envio de lembrete para que o negócio seja fechado

Envio quinzenal: Reforço para fechar negócio ou então promoções

É importante, no entanto, que esses e-mails sejam mandados somente para pessoas que solicitaram o seu envio, para que a estratégia não tenha efeito contrário.

Anúncios no Google trarão um grande aumento de tráfego

Estamos falando aqui no principal site de buscas do mundo, e que pode ser muitíssimo útil para alavancar a visibilidade de sua perfumaria virtual. Nesse caso, você pode tanto usar a opção de anúncios no mecanismo de pesquisa da plataforma, como também anunciar em sites ou aplicativos nos quais a pessoa estiver conectada.

Uma dica bem interessante, nesse caso, é cadastrar sua empresa no serviço Google Meu Negócio, que é gratuito, e dará a possibilidade de gerenciar seu marketing online nessa plataforma.