Em 2023, o perfume Classique – a primeira fragrância do estilista francês Jean Paul Gaultier – celebra o seu 30º aniversário. São três décadas de um fenômeno de vendas, carregado de feminilidade e sedução.
A perfumaria de Jean Paul Gaultier é altamente aclamada e reconhecida no mundo todo. Ele expandiu sua marca para incluir uma linha de perfumes que refletem seu estilo ousado. Seus perfumes são conhecidos por serem distintos, sofisticados e provocativos, assim como suas criações na moda.

Perfume Classique
Em 1993, Jean Paul Gaultier decidiu criar uma fragrância que transmitisse a própria essência da sua vida e de seus desejos. Assim surgiu Classique, uma mistura deliciosa de memórias, mas acima de tudo, uma homenagem a todas as mulheres que marcaram sua história. De sua avó à cantora Madonna.
Classique incorpora a delicadeza da rosa e da flor de laranjeira em fusão com baunilha e madeira de âmbar. Essa composição oriental floral combina notas frescas e sensuais para criar um aroma sofisticado e sedutor.
As notas de coração são compostas por íris, orquídea, ylang-ylang, tuberosa e gengibre. O perfume tem uma excelente fixação e pode durar bastante tempo na pele, mantendo-se presente ao longo do dia.
A mulher de Classique é livre e poderosa, surgindo como uma conquistadora que assume o seu poder de sedução de forma desinibida. Gaultier oferece com Classique uma figura um pouco andrógina, com curvas sensuais e repleta de contrastes.

O frasco
O frasco de Classique é uma verdadeira escultura, apresentando o busto de uma mulher vestida com espartilho rosado, evocando a feminilidade, sensualidade e curvas suaves. Suas características ousadas refletem a abordagem criativa e provocativa do estilista.
Variações de verão ou festivas, com espartilhos efêmeros, são aguardadas e desejadas pelos colecionadores. Entre os frascos mais marcantes está o de veludo preto de 1998, ecoando a coleção de Alta Costura do verão do mesmo ano. Mas também o espartilho laranja “Bien Roulé” de 2005, com bustos grandes que lembram a coleção Barbès do outono-inverno de 1984.
Em 2012, em seu 20º aniversário, Jean Paul Gaultier imaginou um frasco único. Então, ele se inspirou no esplendor do desfile de Alta Costura Primavera-Verão 2012. Retomando a estampa do vestido que encerra o famoso desfile, o frasco exibe formas sensuais com o espartilho revisitado. Totalmente reformulado, foi criado especialmente para a ocasião, emitindo uma aura luminosa de acordo com a iluminação do ambiente.
No decorrer destes 30 anos, Classique nunca parou de evoluir. A contribuição de Jean Paul Gaultier para a perfumaria é amplamente reconhecida, e seu estilo único e visão eternizaram sua marca na indústria de beleza.