O comportamento do consumidor tem mudado ano após ano, por isso é importante que sua loja esteja atualizada com as novas tendências do varejo para atrair mais clientes e, como resultado, ampliar suas vendas.
Certamente você não quer ficar para trás enquanto seus concorrentes ganham vantagens competitivas, certo? Então, confira as principais tendências e insights que moldarão o varejo neste ano e comece a planejar como implantar novas estratégias.
Experiência omnicanal do cliente
A omnicalidade é uma tendência que veio para ficar. A experiência do cliente omnical é quando uma empresa oferece produtos ou serviços em vários canais, tratando cada interação ou ponto de contato como parte de um todo e sem atrito, por exemplo: loja física, rede social, chatbot e aplicativo.
De acordo com pesquisa “Tendências do Varejo 2023” realizada pela consultoria Opinion Box e a empresa de tecnologia e marketing Dito, cerca de 73% dos consumidores realizaram compras em lojas físicas e virtuais no ano passado. Para 84% dessas pessoas, a experiência ideal está na integração do ambiente físico com o virtual.
Além disso, foi possível constatar que realizar compras de forma presencial não é mais a opção preferida dos consumidores, porém, eles não estão dispostos a abandonar totalmente as compras em lojas físicas. Para 39% dos entrevistados, os canais físicos e online se complementam.
Uma abordagem omnical permite que os clientes comecem sua experiência com uma marca em um canal e continuem em outro canal sem problemas. Isso porque hoje os consumidores têm uma série de canais disponíveis para conhecer melhor os produtos e serviços que pretendem adquirir.
Para 87% dos entrevistados, é importante pesquisar preços nas lojas físicas e concluir a compra online. Outros 80% afirmam que preferem pesquisar online e comprar de maneira presencial. Outra estratégia mencionada é comprar online e retirar na loja física (78%).
Redes sociais e atendimento personalizado
Conforme a pesquisa, outra tendência para o varejo este ano é a compra pelas redes sociais. Os canais favoritos são:
– WhatsApp (58%)
– Instagram (47%)
– Facebook (36%)
A experiência de compra por essas redes é vista como positiva por mais de 80% dos entrevistados. A pesquisa também mostra que 72% esperam que as empresas saibam identificar seus principais interesses e que assim ofereçam um atendimento personalizado.
Fatores que levam a compra e a desistência do ambiente online
A pesquisa também mostrou que em torno de 67% dos consumidores procuram os melhores preços, bem com a comodidade de comprar e receber em sua casa (62%).
As razões mais citadas para comprar online são: a possibilidade de acessar diversas promoções (60%) e poder realizar uma comparação de preços (60%). Outros motivos citados são os seguintes: não ter que ficar em filas (45%) e diferentes opções de pagamento (37%).
Por outro lado, muitos consumidores vêem algumas desvantagens nas compras em lojas virtuais, por exemplo: preços altos (68%), valor do frete (73%) e prazo longo de entrega (54%).
Essas questões levam à desistência desse modelo. Segundo 44% dos entrevistados, o mau atendimento também é um motivo para não fazerem compras online, bem como a dificuldade de navegação no site ou aplicativo móvel (47%).
Pontos favoráveis das lojas físicas
– 71% se referem à possibilidade de ver, tocar e experimentar o produto.
– 71% mencionam a facilidade de obter o produto no mesmo instante.
– 24% cita que ter contato com uma pessoa real é importante na hora da compra.
No entanto, a pesquisa mostra que o consumidor desiste de comprar em lojas físicas quando se depara com preços altos e mau atendimento.
Outras tendências para o varejo em 2023
ESG: comercializar produtos sem perder o foco nas pautas sociais e de proteção ao meio ambiente.
Tecnologias no processo de compra: pagamento por meio de carteiras digitais e QRCode.
Live Commerce: promover conteúdos e vender produtos através de lives em redes sociais.
Conclusão
É fundamental que os lojistas analisem as principais tendências que devem influenciar o varejo este ano para tornar a sua loja mais atrativa. A partir destes insights, selecione as melhores táticas, de acordo com as características do seu negócio, para obter melhores resultados em 2023.