Uma boa comunicação é crucial para o sucesso nas vendas. Afinal, é preciso demonstrar o valor do seu produto para motivar um cliente em potencial a comprar. Para isso, você deve dominar as melhores técnicas de vendas.
Com o objetivo de ajudar as empresas a se comunicarem de forma mais assertiva e assim conquistarem mais clientes, a Smartalk, empresa especializada em apresentações corporativas, treinamentos empresariais e comunicação estratégica, desenvolveu um e-book juntamente com HubSpot, empresa desenvolvedora de software para marketing e vendas.
A seguir, mostraremos alguns elementos importante destacados pela Smartalk no processo de comunicação de uma empresa com seu público. Confira!
Seja um bom ouvinte
Um bom comunicador precisa ter certas habilidades para entender o cliente e suas necessidades. A principal delas é saber ouvir! Então, olhe diretamente para o cliente e procure não interrompê-lo.
Além disso, demonstre que está entendendo o que ele quer por meio de alguns sinais como balançar a cabeça ou use palavras afirmativas. Portanto, preste atenção na fala da pessoa e forneça as respostas adequadas.
O tom da voz
Seu tom de voz, volume, velocidade e até mesmo a escolha das palavras pode afetar a forma como você é interpretado. A dica é falar de uma maneira com a qual eles se sintam à vontade. Não transmita nervosismo ou insegurança, fale com entusiasmo e seja firme, sem parecer grosseiro.
Faça as perguntas certas
Saber fazer perguntas também é fundamental. Dessa forma é possível entender melhor o cliente. Saiba que os melhores vendedores são capazes de se conectar com seus clientes em potencial porque realmente entendem o que eles querem.
Conheça seu público
Para melhorar sua comunicação é essencial saber quem são seus potenciais clientes. Para isso, faça uma pesquisa com os consumidores para traçar o perfil da persona do cliente. Por meio de um simples questionário nas redes sociais você pode obter informações valiosas.
Conhecer seu público ajuda a definir as suas estratégias de vendas, bem como elaborar a melhor maneira de se comunicar com eles para vender mais.
Foque nos benefícios e não apenas no preço
O preço é um fator importante para os consumidores, mas essa não é a única vantagem que eles procuram em um produto. Os clientes também se interessam pelas suas qualidades, os benefícios que oferece e outros detalhes que o tornam a escolha certa. Então, destaque o valor que seu produto possui, por exemplo: a durabilidade, o design requintado, etc.
Pratique sempre!
Por fim, gaguejar ou esquecer o que dizer na frente do cliente é constrangedor. Isso pode fazer com que você perca a venda e deixe uma má impressão. Então, para não cometer esse erro, o ideal é praticar com frequência seu discurso de vendas.