A chegada da Black Friday tem gerado expectativas tanto nos consumidores quanto nos lojistas. Mas será que o varejo está alinhado com a percepção dos clientes em relação à data? Sem dúvida, são muitas as suposições, por isso a All iN | Social Miner se uniu ao Opinion Box para saber o que os consumidores esperam desse grande evento.

Por meio de uma pesquisa chamada A jornada de Compra na Black Friday 2021, foi possível conhecer as intenções de compra, bem como os caminhos percorridos pelos consumidores antes, durante e depois da Black Friday. Confira alguns dados:

– 60% devem comprar na data (26 de novembro);

– 48% dizem interagir mais com anúncios nas redes sociais;

– 47% devem focar em lojas com frete baixo;

– 46% podem desistir de comprar por não confiar na loja;

– 52% se cadastram em lojas esperando por cupons de desconto.

Jornada pré-Black Friday

De acordo com a pesquisa, a maioria dos consumidores monitora os preços dos produtos com antecedência para verificar se as ofertas da Black Friday são reais. Os sites comparadores de preço também aparecem no contexto de pesquisa do público.

Outro fator importante é que as redes sociais têm desempenhado um papel fundamental na jornada de compra do consumidor. Prova disso, é que 48% deles dizem interagir com anúncios nas redes sociais e 26% pelo WhatsApp.

Além desses canais, o e-mail marketing também mostrou ser uma ferramenta útil para os varejistas, já que 47% dos consumidores afirmam interagir com as promoções que recebem através de e-mails.

Loja Física versus Loja Virtual

Segundo a pesquisa, as lojas físicas têm retomado seu ritmo, tanto que aparecem como opção de compra para 26% dos consumidores. Por outro lado, em torno de 50% dos entrevistados pretende pesquisar promoções em lojas virtuais. No entanto, 41% devem realizar pesquisas tanto online, quanto em lojas físicas.

Em meio à disputa de ofertas da Black Friday, o que faria o cliente escolher determinada loja entre tantas outras? Primeiramente, os melhores preços, é o que 57% dos consumidores pensam.

Além disso, o frete grátis ou com valor mais acessível continua sendo um fator decisivo para 47% das pessoas. A seguir, mais alguns dados sobre as preferências dos consumidores na hora da compra:

– 33% preferem comprar em lojas que já conhecem;

– 32% preferem consultar produtos em lojas com um site ou aplicativo que carrega rápido;

– 31% procuram lojas com boa reputação e avaliações positivas de outros clientes.

A jornada pós-Black Friday

O pós-venda também é fundamental para garantir a retenção e a fidelização do cliente. A pesquisa mostra que 39% dos consumidores gostariam de ser contatados depois da compra para dar um feedback.

Além disso, 59% dos clientes esperam poder rastrear a entrega, sendo que 49% esperam receber um cupom de desconto na próxima compra. O sistema de troca de produtos também deve funcionar para garantir a satisfação dos consumidores.

Conclusão

Os lojistas devem aproveitar a Black Friday não apenas para aumentar as vendas, mas também para captar novos leads. Conhecer o comportamento do consumidor antes da Black Friday é fundamental para definir as estratégias de marketing que você pode adotar para superar a concorrência.