Além do aumento esperado nas vendas, a Black Friday oferece vários benefícios para os varejistas, como a conquista de novos consumidores, bem como maior exposição da marca.

Mas, para aproveitar todo potencial desse grande dia, a dica é alcançar seus clientes antes da data oficial do evento (26 de novembro) e mantê-los engajados com sua marca.

Como se preparar para a Black Friday?

Os varejistas precisam tomar medidas adicionais em várias dimensões para conquistar a confiança dos consumidores. O ideal é começar a comercializar seus produtos mais cedo para impulsionar as vendas e envolver os clientes.

Algumas estratégias comprovadamente eficazes são o e-mail marketing, postagens em blogs e redes sociais, bem como promoções na loja, seja física ou virtual. Integre e personalize sua campanha de marketing da Black Friday para adaptá-la ao seu público-alvo. 

Por exemplo, para clientes recorrentes, sugira produtos que estão à venda ou kits que outros clientes com interesses semelhantes compraram. Os kits funcionam porque permite que os varejistas combinem produtos de alta margem com outros de baixa margem para aumentar a lucratividade. 

Sem falar que oferece aos clientes a sensação de que estão fazendo um ótimo negócio. Portanto, gera benefícios para ambos os lados. Então, crie um kit com base em produtos que são complementares entre si.

Intensifique o contato com seu público-alvo na semana da Black Friday

Durante os dias que antecedem a Black Friday, os compradores são inundados com ofertas, cupons de descontos e muito mais. Para se manter relevante, é importante que sua marca mantenha a frequência na interação dos pontos de contato e seja mais criativa em suas mensagens.

Comunique informações valiosas sobre sua oferta de vendas desde o início com conteúdo inteligente para convencer os consumidores a comprar de você. Uma boa dica é definir um cronômetro de contagem regressiva para criar urgência e chamar a atenção do seu público-alvo. Isso deve gerar expectativa e entusiasmo até o dia da Black Friday.

Também é importante usar uma abordagem multicanais. Apesar dos benefícios comprovados, a maioria dos varejistas ainda não adotou essa estratégia de vendas. Isso significa oferecer seus produtos em diferentes canais, como a loja física, loja virtual, aplicativo móvel, redes sociais, etc.

Para concluir

Todo varejista precisa aproveitar os benefícios oferecidos pela Black Friday. Sem dúvida, é uma grande oportunidade de atrair clientes novos e recorrentes. Ao se preparar com antecedência, criando sua campanha de marketing, você pode superar a concorrência.

Lembre-se também que é uma boa oportunidade para reduzir seu estoque sazonal. Isso porque os consumidores estão à procura de boas ofertas. Isso significa que eles provavelmente estão dispostos a comprar produtos de temporadas passadas a um preço mais baixo. Então, essa é a sua chance de movimentar seus itens de estoque mais antigos.