Com a chegada do Dia dos Pais, os varejistas devem planejar com antecedência suas estratégias para vender mais. Para começar, é preciso garantir que sua loja física e virtual estejam voltadas para o tema “pai”. Além disso, você deve selecionar os produtos que pretende oferecer nessa ocasião.

Lembre-se também que, como em qualquer outra data comercial como o Dia das Mães e o Natal, a vitrine da sua loja deve ser decorada de forma especial.  Saiba que uma das categorias de presentes mais populares para o Dia dos Pais inclui cuidados pessoais. Então, aproveite para expor na vitrine seus melhores itens de beleza para homens.

A seguir, confira um checklist para vender mais no Dia dos Pais.

Promoções

Geralmente, os consumidores buscam encontrar preços baixos, sem abrir mão da qualidade do produto. Por isso, as promoções quase sempre fazem parte do mix de vendas e marketing de um varejista porque podem impulsionar as vendas e ajudá-lo a movimentar o estoque.

Mas fazer promoções não é tão simples. Para tirar o máximo proveito delas, você precisa considerar o tipo de promoção a oferecer e também como executá-la. Assim será possível obter lucro.

Tradicionalmente, alguns varejistas oferecem de 20% a 50% de desconto. Outra promoção popular é: “compre um e leve o segundo item com X% de desconto”. Se você pretende liquidar o estoque, essa promoção pode ser uma boa opção.

Se você tem um site de comércio eletrônico, o frete grátis pode ser uma boa alternativa para estimular os compradores a adquirir seus produtos. Sem dúvida, oferecer frete grátis sempre gera mais conversões.

Senso de urgência

Evite definir promoções sem data de término, pois isso fará com que as pessoas deixem a compra para depois. É melhor implementar ofertas por tempo limitado para incentivar os clientes a comprar na hora.

Esta é uma das razões pelas quais as “ofertas relâmpagos” são tão eficazes. Os compradores sabem que a promoção não vai durar muito, então agem rapidamente. 

Para obter melhores resultados, adicione em seu e-commerce um cronômetro com contagem regressiva informando às pessoas quanto tempo resta para aproveitar sua oferta.

Crie uma campanha digital

Certamente, as vendas online devem movimentar o varejo com a chegada do grande dia, isso porque muitas pessoas pretendem comprar presentes sem sair de casa.

Então, adicione um banner ou uma seção em sua loja virtual especificamente para o Dia dos Pais. 

Além disso, certifique-se de criar uma campanha de marketing por e-mail encorajando as pessoas a conferir sua loja. Use também as redes sociais para que sua campanha ganhe mais visibilidade.

Organize uma coleção especial para o Dia dos Pais

Para ajudar aqueles que ainda não sabem o que comprar para presentear seus pais, ofereça kits com alguns itens. Em alguns casos, pode até ajudá-lo a liquidar produtos com pouca procura. 

Ao agrupar itens de movimento lento com mercadorias de melhor desempenho, você pode limpar suas prateleiras e evitar o acúmulo de estoque. Uma boa ideia é criar uma cesta de presentes contendo vários itens de cuidados pessoais para o pai.

Crie um guia de presentes

Os guias de presentes são sempre uma boa ideia para grandes eventos de varejo e ocasiões especiais, e o Dia dos Pais não é exceção.

Então, identifique os itens em seu catálogo que mais atraem os homens e crie um guia de presentes contendo esses produtos. Para obter os melhores resultados, coloque sua mercadoria em diferentes categorias de presentes.