As empresas não estão imunes a uma crise potencial. Desde a mais modesta loja familiar até as multinacionais, podem enfrentar problemas com sua imagem e reputação.

Por isso é fundamental criar um plano de gerenciamento de crises para responder de maneira adequada a qualquer situação. Dessa forma os negócios não serão prejudicados.

Uma crise pode surgir de diferentes formas, por exemplo: queda nas vendas, desastres naturais, violação de dados, ações judiciais ou, como estamos vendo agora, uma pandemia. Conforme cada situação, é inevitável a empresa arcar com custos, seja na forma de danos materiais ou vendas perdidas. 

Também existem custos intangíveis, como danos à reputação, que podem levar anos para serem revertidos. Especificamente na categoria de crises de negócios, há várias situações diferentes com potencial para causar grandes danos à sua empresa, independentemente do setor, do tamanho ou dos recursos.

O que é gerenciamento de crise?

O gerenciamento de crise é o processo de preparação para lidar com quaisquer situações inesperadas que afetem seus negócios, partes interessadas, funcionários, clientes e a receita. 

Uma crise de negócios é um evento que tem o potencial de ameaçar o sucesso e a saúde de uma empresa, manchando sua reputação, prejudicando suas operações comerciais e impactando negativamente suas finanças.

Devido à gravidade de certas situações, é importante estar preparado para gerenciar os eventos com um plano de gerenciamento de crise, antes que ela realmente ocorra.

Tipos de crises

Crise financeira: quando uma empresa enfrenta a diminuição das intenções de compra, interrupções nas operações ou queda nas vendas. 

Crise tecnológica: quando os servidores caem, o software trava ou quando um hacker invade o sistema para roubar dados pessoais dos usuários em lojas virtuais, por exemplo. Isso abala a confiança do cliente em realizar transações financeiras com a empresa.

Crise natural: enchentes que levam a alagamentos nas instalações da empresa, tempestades com ventos fortes e quedas de árvore, que têm o poder de danificar ou destruir completamente uma empresa (ou qualquer outra área usada pelo negócio). 

Determine o impacto da crise em seus negócios

Depois de considerar as crises que podem afetar seus negócios, você precisa determinar como elas podem impactar sua empresa. Alguns exemplos incluem:

– Perda nas vendas

– Insatisfação do cliente

– Reputação manchada

– Aumento das despesas (para corrigir o problema em questão)

– Diminuição da lealdade do cliente à sua marca

Principais benefícios da gestão de crises

– Ajuda a empresa a manter uma boa reputação com clientes, concorrentes e líderes do setor durante e após uma crise.

– Melhora a segurança, a saúde e o bem-estar de todos que trabalham e fazem negócios com sua empresa.

– Dá a você mais tranquilidade, pois estará pronto para qualquer situação que surgir em seu caminho.

Conclusão

Se sua empresa se deparar com uma crise de qualquer tipo e não estiver preparada com um plano de gerenciamento de crises, é provável que experimente consequências sérias e duradouras. 

Essas consequências podem estar relacionadas a várias questões legais, operacionais e de relações públicas. Dependendo da extensão dos danos, uma situação de crise pode até mesmo tirar sua empresa do mercado.

Simplificando, todas as empresas devem ter um plano de gerenciamento de crise em vigor para estarem preparadas para qualquer evento não planejado e assim evitar que danos de longo prazo aconteçam como resultado.