Não há como negar a importância dos cuidados com a aparência para homens e mulheres. As razões podem ser muitas, mas a ideia principal é garantir mais beleza a pele e cabelos, bem como reverter os sinais de envelhecimento. Exibir uma pele jovem e saudável é o desejo da maioria das pessoas. 

Além da questão estética, o uso de produtos cosméticos pode ser considerado terapêutico, principalmente no mundo agitado de hoje. Sem dúvida, é um aspecto essencial do autocuidado, sendo uma ferramenta fundamental para aumentar a autoconfiança.

Consumidores de todo o mundo confiam em produtos de beleza devido aos seus efeitos positivos já comprovados. Como resultado, é ampla a variedade de cosméticos disponíveis para diferentes faixa etárias, tipos de pele e cabelos.

De acordo com dados da 7ª Edição do Beauty Plan 2022, os consumidores brasileiros gastam entre R$ 60 e R$ 200 mensais com produtos de beleza. Além disso, a grande maioria (59%) estão dispostos a comprar de marcas que oferecem produtos com valores mais acessíveis.

Com o objetivo de economizar, as pessoas têm investido menos dinheiro em cosméticos, principalmente itens para o cabelo (62%). A seguir, confira mais alguns dados dessa pesquisa.

Gastos de homens e mulheres com produtos de beleza

Outra constatação foi que as compras mais comuns das mulheres incluem shampoo e condicionador (81%), produtos capilares (61%), sabonetes (59%), protetor solar corporal e facial (52%), produtos para limpeza do rosto (56%) e perfumes (51%).

Em comparação com o ano passado, a cesta de compras das mulheres cresceu. Porém, curiosamente, itens de maquiagem ficaram de fora pelo segundo ano consecutivo. Por outro lado, a compras realizadas pelos homens se mostraram mais básicas, com shampoo e condicionador (81%), perfumes (63%) e produtos corporais (59%).

Mudanças nos canais de compra

Embora nos últimos dois anos tenha havido uma grande mudança de público nos canais de compra de cosméticos, as lojas físicas, incluindo farmácias e perfumarias, seguem como os pontos de compra mais procurados pelas mulheres.

O terceiro canal mais usado em 2022 tem sido as consultoras e revendedoras, seguidas pelas lojas virtuais de perfumaria e o supermercado. No que se refere aos homens, os locais mais procurados são farmácias (67%) e sites de produtos de beleza (54%), depois vem supermercados (53%) e lojas físicas (32%).

Conclusão

Por fim, a partir desses dados é possível saber quais são as necessidades e expectativas dos consumidores brasileiros em relação a produtos de beleza. Dessa forma, torna-se mais fácil para os lojistas estabelecerem uma estratégia eficaz de vendas.