Os clientes recorrentes representam uma boa parte dos lucros de uma empresa. A fidelidade deles é um fator extremamente importante para os negócios, por isso é fundamental implementar estratégias que os mantenham sempre conectados com suas ofertas.

Afinal, clientes satisfeitos são mais propensos a recomendar sua marca para os amigos e familiares. Clientes felizes voltam sempre! Confira agora 5 dicas para estimular a fidelidade do consumidor.

1 – Estabeleça uma estratégia omnichannel

Atualmente, é importante que as empresas estejam presentes em diferentes canais para oferecer a melhor experiência possível aos clientes. Isso é o que chamamos de estratégia omnichannel.

O objetivo é integrar o universo online com o offline, ou seja, a loja física com a virtual, dentre outros canais de venda. Um exemplo disso é o cliente comprar no e-commerce do varejista e retirar o produto na loja física.

Outra possibilidade é conhecer os produtos pessoalmente na loja e depois realizar a compra através do site. Sem dúvida, diversificar os canais de venda é uma tendência que veio para ficar.

2 – Prepare sua equipe para o atendimento online 

Além dos vendedores da loja física, é importante ter uma equipe preparada para as vendas online. Os consumidores dos canais digitais tem suas próprias características, por isso é preciso estabelecer uma comunicação apropriada com esse público para garantir que sempre voltem a comprar. Portanto, o ideal é orientar a equipe de trabalho para que atendam as expectativas dos clientes de forma adequada.

3 – Ofereça uma boa experiência ao consumidor 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, sendo assim, eles esperam receber um bom atendimento durante toda a sua jornada de compra. Nesse aspecto, oferecer um atendimento personalizado é importante, principalmente na loja física, onde o cliente costuma comprar. Essa é uma ótima estratégia de fidelização.

4 – Marque presença em marketplaces 

Os marketplaces já provaram ser um ótimo canal de vendas tanto para os lojistas que já vendem online quanto para aqueles que não têm uma loja virtual própria. Os maiores marketplaces reúnem milhões de usuários, o que oferece ao lojista a oportunidade de ganhar mais visibilidade.

5 – Presentes e descontos surpresa

Os clientes gostam de se sentir valorizados. Uma maneira de agradá-los é oferecendo brindes ou descontos na compra de produtos da loja. Você pode limitar esse presente apenas aos clientes recorrentes, deixando claro que eles estão recebendo esse agrado por serem clientes fiéis.