Fechar uma venda nem sempre é uma tarefa fácil. O cliente pode até ter ficado impressionado com o produto, mas sempre há uma chance do negócio não dar certo.

Um cliente em potencial pode não comprar de você por diferentes motivos, às vezes, irá trocá-lo por um concorrente ou adiar sua decisão até o mês seguinte. Em muitos casos, pode solicitar um desconto que você não pode dar.

Embora fechar uma venda dependa muito da qualidade da oferta e do poder de persuasão do representante de vendas, ainda é preciso usar as frases certas para o desfecho do negócio. Esse é um fator-chave. Além disso, seu tom de voz e linguagem durante todo o processo também gera impacto no cliente. 

A importância de usar frases de venda adequadas

Fechar um negócio requer o uso de uma linguagem que diminua, elimine e previna futuros obstáculos que possam reduzir a probabilidade de realizar a venda. Usando uma linguagem que demonstre respeito e empatia pelo seu potencial cliente e que atenda suas necessidades, será possível atingir seu objetivo final. 

As frases de venda ajudam a melhorar a comunicação com o prospect e, claro, potencializar as estratégias já definidas para concretizar uma venda. A intenção é demonstrar ao cliente que você tem a solução ideal para resolver seu problema. Assim será possível realizar um negócio vantajoso para ambas as partes. 

A seguir, conheça algumas frases de vendas certeiras para fechar mais vendas.

– Existe algum motivo que lhe impede de fechar o negócio?

– Se encontrarmos uma maneira de resolver a questão que lhe impede de fechar o negócio, você faria a compra?

– Você precisa da minha ajuda? Estou à disposição para esclarecer qualquer dúvida.

– Considerando todas as suas necessidades, acredito que tenho o produto ideal para você. Você gostaria da opção “X” ou “Y”?

– Por que você não nos dá uma chance?

– Se você comprar hoje, eu posso garantir o brinde prometido.

– Este produto realmente poderá ajudá-lo a atingir suas metas de vendas.

Conte uma história de sucesso para fechar a venda

Como representante de vendas, você tem pouco tempo para causar uma boa impressão em seu cliente potencial. Então, use essa oportunidade com sabedoria na fase de fechamento da venda. Acredite ou não, contar histórias é uma das maneiras mais eficazes de impressionar. 

As pessoas lembram-se de histórias mais do que de outras informações. A maioria das decisões que tomamos são baseadas na emoção e não na lógica, então uma história é uma maneira inteligente e ética de explorar essas emoções.

Compartilhe uma história sobre um cliente em uma situação semelhante ao cliente em questão. Em seguida, fale sobre os benefícios que ele obteve como resultado da sua solução.

Se o cliente tiver dúvidas sobre o preço ou a adequação do produto, resolva suas preocupações de forma proativa. Ouça-o e valide suas objeções. Logo após, faça perguntas para esclarecimento adicionais e responda com precisão.