O comportamento do consumidor tem mudado ano após ano, sendo que a tendência de comprar online continua crescendo. Apesar das dificuldades enfrentadas ano passado com a pandemia da Covid-19, a maioria das pessoas tem mantido a motivação para fazer compras no período de festas deste fim de ano.

No entanto, a jornada do consumidor tem se tornado cada vez mais complexa porque os clientes têm combinando a experiência nas lojas físicas com as lojas virtuais. Portanto, para vender mais, os lojistas devem apostar em diferentes canais de venda para oferecer o melhor atendimento possível aos consumidores.

Além disso, atrair seus potenciais clientes enquanto eles fazem buscas na internet também é uma maneira eficaz de convertê-los e compradores. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, os sites de buscas são utilizados por 55% dos consumidores brasileiros.

Alcance seus clientes enquanto eles fazem buscas na internet

Diariamente, milhões de pessoas usam o Google para pesquisar produtos e serviços antes de comprar. Eles comparam preços e estão sempre em busca de ofertas. Então, para alcançar seus clientes enquanto eles navegam, a dica é investir em campanhas altamente segmentadas.

Também é importante não descuidar do seu site, que é sua principal vitrine digital. Por isso otimizá-lo para os mecanismos de busca da internet é fundamental para ajudar os consumidores a encontrarem os produtos desejados.

E-commerce em alta

No primeiro trimestre de 2021, o Brasil registrou mais de 57% de aumento nas vendas em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso significa que o ambiente online tem desempenhado um papel fundamental na jornada de compras. Portanto, os lojistas que ainda não tem uma loja virtual devem considerar essa possibilidade para ampliar suas vendas.

Um dado importante é que, os varejistas que oferecem entrega própria estão em vantagem em relação aos que não proporcionam essa comodidade. Além disso, oferecer frete grátis e prazos curtos para o recebimento do pedido tende a estimular a compra.

Experiência de compra omnichannel

Com as opções quase ilimitadas de pontos de contato com o consumidor, não é surpresa que os clientes tenham acesso a produtos por meio de diferentes plataformas, como Google, redes sociais e outros sites. 

Portanto, quanto mais canais de engajamento você fornecer aos seus clientes, maior será a chance deles gastarem mais. Para isso, seus esforços de vendas devem ser sincronizados. 

Como isso funciona? Pois bem, em primeiro lugar, todos os seus canais devem proporcionar uma experiência de qualidade ao cliente, para que não hesitem na hora da compra. Isso significa que você deve fornecer o mesmo nível de serviço, dependendo do ponto de contato que o cliente escolher.

Ao fazer isso, você cria uma vantagem de mercado para si mesmo e fornece aos consumidores a conveniência de compra que eles procuram. Como resultado, seus clientes ficam mais satisfeitos, o que se traduz diretamente em melhores taxas de retenção.