O Natal é uma das épocas mais movimentadas e lucrativas para o varejo. Agora, as lojas que não tiveram bom desempenho durante o ano tem a oportunidade de vender mais para fechar 2021 com liquidez.

Para ir de encontro às necessidades dos consumidores, os lojistas devem preparar a sua loja de modo que se torne atrativa para os clientes. Portanto, planeje com antecedência a decoração e suas ações de marketing para atrair cada vez mais compradores.

A seguir, algumas dicas.

Decoração da vitrine e área interna da loja

No que diz respeito à decoração das suas instalações, o objetivo deve ser criar um ambiente natalino que chame a atenção do público. É importante decorar sua vitrine, bem como as áreas internas da sua loja. Essa é uma maneira de fazer com que os visitantes se sintam confortáveis ​​e tenham mais vontade de fazer compras. 

Outra dica é montar uma árvore de Natal na entrada da loja com todos os enfeites característicos dessa época. Você também pode fixar guirlandas no ambiente com muitas luzes coloridas. Imagens relacionadas ao Papai Noel e outros símbolos do Natal também devem estar presentes na loja.

Ofereça kits

Oferecer kits de produtos presenteáveis é uma ótima ideia. Você pode reunir vários itens que se complementam. Não se esqueça de personalizar sua embalagem para agradar ainda mais os clientes.

Presente para amigo oculto

Nessa época, é comum as empresas realizarem uma festa para os funcionários comemorarem o fim do ano, sendo que o amigo oculto é algo que não pode faltar. Essa brincadeira tradicional também está presente nas reuniões familiares ou entre grupos de amigos. Portanto, crie uma lista de sugestões para os clientes presentearem seu amigo oculto.

Dicas para a loja virtual

As lojas físicas que também vendem pela internet devem atualizar o tema do seu site para refletir o espírito natalino. Então considere adicionar banners com o tema de Natal e Ano Novo na sua loja virtual.

Além disso, adicione na página inicial um cronômetro com a contagem regressiva para o grande dia. Isso deve estimular os clientes a comprarem os produtos desejados imediatamente.

Selecione também alguns produtos como sugestão de presente de Natal e torne mais fácil para os visitantes do seu site encontrá-los. Caso aja algum lançamento, mostre-o em destaque.

Cartões-presente

Este recurso pode ser muito atraente para quem está fazendo suas compras de última hora ou para quem não sabe muito bem o que dar de presente. Com isso em mente, você pode oferecer cartões-presente em sua loja para estimular a compra.

Conclusão

Como você pode ver, há muitas coisas que você deve planejar antes do Natal para que suas vendas sejam um sucesso. É muito importante rever todos esses pontos citados com antecedência para que seu negócio esteja bem preparado para essa temporada.