A pandemia da COVID-19 trouxe inúmeros desafios para o universo das pequenas e médias empresas de diferentes setores de mercado. No entanto, à medida que a economia se recupera lentamente, as empresas estão refletindo sobre essas mudanças e como traçar um caminho a seguir.

Inflação, juros altos e falta de crédito, muitas vezes colocam à prova a capacidade de milhões de proprietários de empresas de navegar em águas turbulentas. A boa notícia é que muitas empresas conseguiram superar a crise e crescer durante a pandemia. Confira alguns cases de sucesso!

Orbia – Plataforma do agronegócio

Há 5 anos no mercado, a empresa Orbia criou uma rede de serviços digitais voltada para o agronegócio, oferecendo um programa de fidelidade, venda de commodities e um marketplace de insumos. A plataforma acompanha o produtor rural em toda a sua jornada.

A pandemia acelerou o processo de transformação digital do agronegócio que já passava por mudanças, principalmente no que se refere à compra e venda de produtos, o que antes era apenas offline.

Devido às restrições de contato nos canais de venda físicos, ocorreu um aumento na busca por produtos no ambiente online. Prova disso, é que a Orbia cresceu de forma significativa em 2020, garantindo o título de maior programa de fidelidade do agronegócio brasileiro.

Em sua base de clientes há mais 180 mil usuários cadastrados, bem como parceiros lojistas que oferecem seus produtos. A empresa segue liderando o mercado de marketplace agro com centenas de distribuidores em todo o território nacional.

Bela Belinda – Apliques para cabelo

A Bela Belinda foi fundada em 2019, levando para o mercado da beleza apliques sem grampos e nenhum tipo de cola, assim não danifica o cabelo. Isso levou o Instituto Nacional Da Beleza a reconhecer a empresa como número 1 em Extensōes de Cabelos.

Recebendo em torno de 250 pedidos por mês, foi durante a pandemia da COVID-19 que a Bela Belinda mais cresceu. Apesar das dificuldades que enfrentou no início de 2020, com mais de cinco mil pedidos comprometidos, a empresa se reinventou.

O fato desse tipo de aplique ser uma novidade no mercado também ajudou a Bela Belinda a se posicionar. No segundo semestre de 2020, a empresa realizou mais de seis mil vendas, lucrando cerca de 200 mil reais, mantendo a receita consistente ao longo de 2021.

Caffeine Army – Suplementos alimentares

A Caffeine Army nasceu em 2015 com o objetivo de trazer para o Brasil um novo conceito de saúde e bem-estar. A empresa é a criadora e produtora do SuperCoffee, bebida termogênica formulada com diversos superalimentos para acelerar o metabolismo e ajudar na perda de peso. 

Gerando conteúdo relevante sobre o tema para o seu nicho de mercado, a Caffeine Army trouxe para o Brasil o bulletproof coffee, uma bebida estimulante desenvolvida com gorduras saudáveis e café para aumentar os níveis de energia.

As vendas pela internet impulsionaram a receita da empresa durante a pandemia, momento em que a Caffeine Army intensificou suas campanhas de marketing para conquistar um espaço no mercado.

Conclusão

Por fim, essas três empresas são exemplos de superação em meio a uma crise sanitária sem precedentes no Brasil. A lição que fica para pequenos e médios negócios é que navegar em águas turbulentas é possível quando se reúne esforços para gerenciar a crise de forma eficiente.