Completando apenas um ano de funcionamento, o Pix já apresenta resultados acima das expectativas. Esse meio de pagamento instantâneo superou a quantidade de TEDs e DOCs realizados no Brasil.

Todo comerciante que oferece o Pix como forma de pagamento já percebeu seus inúmeros benefícios, por isso essa facilidade deve crescer ainda mais nos próximos anos. Por demonstrar ser uma maneira mais prática e segura de transferir dinheiro, esse método já pode ser encontrado na maioria das lojas do país.

Os consumidores de hoje esperam que as marcas atendam às suas necessidades. Ao oferecer o Pix como uma de suas opções de pagamento, você se posicionará como uma empresa com visão de futuro, tendo em mente os interesses de seus clientes. Por sua vez, isso aumentará suas vendas e também estimulará a decisão de compra.

Por que você precisa oferecer o Pix em sua loja

Hoje em dia, é comum ver em uma loja a imagem de um QR Code fixado no caixa informando que o estabelecimento aceita Pix.

Usando o Pix, empresas de diferentes setores de mercado, sejam lojas físicas ou virtuais, têm a vantagem de receber o pagamento de uma compra em poucos segundos, o que não acontece com as transações via boleto, cartão de débito ou crédito.

Dessa forma, nas compras online, o envio do pedido pode ser mais rápido. Isso porque não precisa ser confirmado por uma instituição financeira intermediária. As lojas físicas ainda têm o beneficio extra de não ter a necessidade de fornecer o troco quando o pagamento é feito com o Pix.

A importância de oferecer várias opções de pagamento

Nesta era ultraconectada, os consumidores exigem experiências mais rápidas e simples, especialmente quando se trata de compras online. É por isso que é importante oferecer várias opções de pagamento.

Para vencer a concorrência, o lojista deve analisar cada parte da jornada do cliente para garantir que a experiência do usuário seja satisfatória, incluindo a finalização da compra. Oferecer vários meios de pagamento provavelmente aumentará suas taxas de conversão e, ao mesmo tempo, estimulará a fidelidade do cliente.

Aumento do público

Segundo pesquisa realizada pela Zetta em parceria com o Datafolha, o Pix é mais popular entre os jovens. A geração Z e a geração Y, por exemplo, tendem a preferir métodos de pagamento alternativos como o Pix, enquanto os consumidores da geração X preferem usar cartões de débito ou crédito.

Se você configurar uma variedade de opções de pagamento em seus principais canais e pontos de contato, poderá atrair um público mais amplo de diferentes gerações, o que certamente ampliará suas vendas.

Método de pagamento seguro

Recentemente, o Banco Central lançou um mecanismo especial de devolução de valores para agilizar o ressarcimento aos usuários vítimas de fraude ou que tenham cometido algum erro durante as transações. Portanto, o sistema está protegido contra fraudes.