O natal é uma das épocas do ano mais movimentadas e lucrativas para os lojistas. No entanto, as empresas que alcançam melhores resultados são aquelas que se preparam com antecedência.

Se você tem um negócio que vende produtos online, offline ou uma mistura de ambos, esta é a época do ano que você estava esperando para impulsionar as vendas. Então, concentre-se inteiramente nas necessidades do seu público-alvo para garantir um bom desempenho .

Tenha um planejamento

Para começar, é importante estabelecer um planejamento para aumentar suas vendas no período natalino. Tome uma atitude agora, antes dos seus concorrentes. Certifique-se de ter uma estratégia definida para garantir o sucesso da sua loja. Uma boa dica é analisar as campanhas e os resultados obtidos no Natal passado para ter novas ideias.

Agora é a hora de decidir o que você deseja atingir neste mês tão importante. Assim que tiver uma meta geral, divida-a por semana. Determine também como você espera que suas vendas sejam distribuídas por canal de vendas (loja virtual, loja física, app). Portanto, tenha objetivos claros e atingíveis.

O Natal é um período excepcionalmente agitado, talvez seus funcionários precisem de ajuda extra para lidar com a correria do Natal. Nesse caso, contrate e treine vendedores temporários o quanto antes.

Conheça seus melhores produtos

Quais são seus produtos mais vendidos? Lembre-se da regra 80/20, ou seja, 80% das vendas provavelmente virão de 20% dos seus melhores produtos. Uma vez que os varejistas tenham esse conhecimento, eles devem planejar as vendas em torno disso, desde os níveis de estoque até o conteúdo que será promovido em suas campanhas de marketing. Sem dúvida, os produtos mais procurados da sua loja devem ocupar o centro do palco.

Diversifique seus canais de venda

Os lojistas devem utilizar todos os canais que possuem para ampliar suas vendas. As compras online tendem a bater recordes novamente, portanto, embora possuir uma loja virtual seja fundamental, é preciso também usar métodos eficientes para atrair e converter os visitantes. Oferecer aos potenciais clientes vários canais de venda, certamente é uma estratégia que deve gerar bons resultados.

Antecipe a demanda

Prever vendas pode ser difícil. Por um lado, você precisa ter estoque suficiente para evitar que faltem produtos importantes, mas, por outro lado, não quer correr o risco de ficar com itens encalhados. Então, veja quanto você vendeu no ano passado e invista nos itens que venderam bem ao longo do ano.

Decore sua loja

Os clientes adoram entrar no espírito natalino, então experimente tornar sua loja o mais convidativa possível para aumentar o número de visitantes. Use a temática do natal para decorar a vitrine e o interior da sua loja com imagens, acessórios e cores natalinas. Além disso, você pode influenciar os compradores, exibindo seus produtos mais desejados de forma destacada.

Descontos e promoções

Nesta época do ano, os clientes estão procurando comprar produtos presenteáveis por um bom preço. Analise sua concorrência e tente superá-la com ofertas irresistíveis. Isso pode significar oferecer um embrulho para presente ou dar um desconto na compra. Alguns extras podem fazer a diferença na decisão de compra.