Kenzo Takada, criador da marca de roupas e perfumes Kenzo, foi o primeiro estilista japonês a conquistar Paris com uma pitada de excentricidade. Inspirado pelo Oriente e pelo Ocidente, ele inventou uma moda colorida, cheia de energia e anticonformismo. 

Desde 1988, com a criação da marca Kenzo Perfumes, ele tem contado histórias através de suas fragrâncias. Um toque de poesia, natureza, sensualidade e emoções inspiram cada aroma. Kenzo Takada faleceu em outubro de 2020, aos 81 anos, em razão da Covid-19.

Trajetória de sucesso

Kenzo Takada nasceu em Himeji (Japão) em 1939. Desde jovem ele desenhava e tinha o sonho de ser estilista. Sempre foi um leitor apaixonado das revistas de moda de suas irmãs até que aos 26 anos viajou para Paris. 

A década de 1960 foi uma época revolucionária e transformadora da moda, especialmente em Paris e Londres, e ´Kenzo fez parte dessa mudança. Em 1970 já tinha sua própria loja, a Jungle Jap, onde vendia roupas inovadoras.

Seu ponto forte era fundir quimonos japoneses com roupas tradicionais dos camponeses da sua terra natal, com as formas, silhuetas e cores do clássico estilo europeu.  Ele criou suas coleções com humildes retalhos de algodão e com tecidos que comprava nas feiras da cidade. 

Um mês depois de abrir as portas da loja, ele foi capa da revista ELLE. Sem dúvida, uma grande conquista! Em 1993, ele vendeu sua marca para o conglomerado de perfumes e cosméticos de luxo LVMH, e se aposentou.

Perfume Flower by Kenzo

A franquia do perfume Flower by Kenzo é considerada o maior sucesso da marca. Um perfume lançado em 2000, inspirado na papoula vermelha. A coleção Flower se reinventa de tempos em tempos lançando variações como Flower Le Parfum em 2003. Já em 2005, foi lançado Flower Oriental. 

Flower by Kenzo é um exemplo de fragrância única e bem trabalhada. Criada pelo perfumista Alberto Morillas, ainda permanece como uma das fragrâncias mais vendidas na Europa, junto com os clássicos Chanel Nº 5, Dior J’Adore, Thierry Mugler Angel e CK One. 

Flower é um belo exemplo de fragrância delicada e cheia de nuances. De fato, ao longo do seu desenvolvimento, o perfume manteve uma qualidade elevada, o que é bastante inesperado em uma mistura oriental floral. Outras notas da fragrância incluem rosa búlgara, violeta, baunilha, almíscar, pimenta de Sichuan e incenso chinês.

No geral, a franquia Flower by Kenzo é uma fusão de contrastes com uma interação entre as referências vintage e a modernidade abstrata. Kenzo buscou contornar a linha entre o poder e a delicadeza. A suavidade inocente de Flower também tem características sensuais e viciantes, formando uma bela aura. 

Flower Ikebana By Kenzo

Kenzo Takada era apaixonado pelas flores e pela vida. O perfume feminino Flower Ikebana é uma homenagem ao amor dele pela natureza. A fragrância mescla notas florais e amadeiradas, gerando um aroma criativo, inspirado por um Ikebana (arranjos florais japoneses). O perfume é composto por 90% de ingredientes de origem natural e a embalagem lembra um kakemono japonês com uma flor especial: a Sakura.

Saiba mais sobre a franquia Flower by Kenzo.