Não é surpreendente que o comércio eletrônico brasileiro tenha crescido nos últimos 12 meses, acumulando mais de 22 bilhões de acessos. Só no mês de julho foram 1,7 bilhões de visitas nas lojas virtuais, registrando alta de 4,58% em comparação ao mês anterior.

A conveniência das compras online, combinada com as mudanças no comportamento do consumidor tem impulsionado as vendas. Os consumidores estão cada vez mais confiantes em comprar via internet. Assim sendo, a expectativa é que o comércio eletrônico continue crescendo nos próximos meses.

A seguir, confira as estatísticas do setor.

Turismo e Esportes em alta

De acordo com dados do Relatório Setores do E-commerce no Brasil, da Agência de SEO Conversion, dos acessos registrados em julho, os marketplaces conquistaram cerca de 44% do total. O setor que mais se destacou foi o de Turismo e Esporte.

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o mundo, aumentou o acesso em e-commerces de viagens. Em relação ao market share (fatia de mercado), a empresa líder é a Booking.com, seguida pela Hurb e 123 Milhas.

O segundo setor com maior registro de visitas em julho foi o de Esportes (17,75%). A empresa que atingiu um crescimento mais significativo foi a Rebook (44%). Porém, a Netshoes continua sendo o site mais procurado, liderando no market share. Mesmo assim, a loja perde para a Nike em buscas no Google.

Mercado Livre lidera o mercado

Segundo a pesquisa, em todas as análises, o Mercado Livre continua sendo o maior canal de compras online, com 33,3% do market share do setor de varejo.

Portanto, figura em primeiro lugar no ranking de maiores marketplaces do Brasil. Na sequência, aparece Americanas, Amazon, Magazine Luiza e Casas Bahia. 

Na categoria de Importados houve um grande crescimento graças aos e-commerces asiáticos. No mês de julho o setor cresceu 9,22%, sendo que as empresas que lideraram o TOP 10 foram: Aliexpress, Shopee e Amazon.

Já no setor de Moda & Acessórios, a Farfetch obteve mais destaque, registrando um aumento de 36% em seu tráfego. Porém, a Dafiti ainda lidera no ranking de maiores sites do setor, seguida pela Renner e Riachuelo.

Tipo de tráfego e dispositivos

Em termos de visitas aos e-commerces analisados, o tráfego direto lidera com 42,9%. A busca orgânica é o segundo canal mais expressivo com 27,5% do total de acessos. Em relação aos dispositivos usados, os principais são os smartphones (67%).