O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro. No entanto, muitas empresas criam uma programação com ações para envolver seu público-alvo durante toda a semana. Afinal, esse período representa uma boa oportunidade para os lojistas realizarem mais vendas. 

Porém, para isso, é necessário entender o comportamento do consumidor e o que ele espera das lojas. Dessa forma será possível estabelecer uma estratégia de marketing adequada para atrair mais clientes nessa ocasião.

O que motiva o consumidor a comprar no Dia do Cliente?

A melhor forma de comemorar o Dia do Cliente é estimular as compras com promoções e ofertas especiais. Saiba que muitos clientes esperam a época ideal para comprar itens que desejam ou substituir um produto antigo por uma versão mais atual.

De acordo com a pesquisa Dia do Cliente 2021 da Allin e Social Miner, empresas especializadas em comportamento e consumo, 47% dos consumidores entrevistados têm a intenção de comprar na data, sendo que 34% estão em dúvida e 19% não pretendem fazer compras no Dia do Cliente.

Onde comprar também é uma questão importante. Segundo a pesquisa, 54% pretendem comprar em sites e aplicativos móveis das lojas. A ideia da maioria, cerca de 71%, é comprar itens de necessidade com os melhores preços.

Jornada multicanal

Os consumidores passam por diferentes canais de venda, mas a maioria ainda se divide entre as lojas físicas (45%), e-commerces (43%) e os aplicativos das lojas (54%). Portanto, a melhor dica para os lojista nesses novos tempos é aderir a uma estratégia multicanal para alcançar o máximo de clientes possível.

Quanto os clientes pretendem gastar?

O Dia do Cliente deve reunir consumidores de diferentes classes sociais, mas 28% deles ainda não sabem quanto irão gastar. A pesquisa mostra que 4% pensam em gastar até R$ 50, sendo que 13% desejam investir entre R$ 51 e R$ 100 para adquirir o item desejado. Outros 15% pretendem gastar mais de R$ 500.

Em relação à forma de pagamento, dependendo do preço do produto, muitos devem parcelar as compras no cartão de crédito (56%). O público que mais adere a esse método de pagamento é da classe A e B, com 64%, contra 54% das C, D e E. Por outro lado, 24% dos entrevistados pretendem pagar as compras com dinheiro e 25% com o Pix.

Conclusão

Pelo impacto positivo no comércio, o Dia do Cliente foi considerado relevante para os varejistas. Há várias maneiras de motivar seus potencias clientes a comprar nessa ocasião.

Em torno de 35% dos entrevistados admite que conhece a data, mas precisa economizar. Nesse cenário, o ideal é planejar suas campanhas antecipadamente, apresentando aos consumidores suas principais ofertas para motivá-los a comprar posteriormente.

Por fim, a partir dos dados apresentados na pesquisa Dia do Cliente 2021, os lojistas poderão adotar estratégias que ajudem a impulsionar suas vendas nesse período.