O lançamento do Pix causou uma grande transformação no setor financeiro. Esse meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central tem facilitado os pagamentos e transferências de valores entre pessoas físicas e jurídicas.

Por meio do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), o Pix está disponível para pessoas e empresas que tenham uma conta bancária em uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central.

Com o objetivo de esclarecer algumas dúvidas comuns dos usuários, a empresa Transfeera, especialista em soluções e tecnologia financeira, desenvolveu um Guia Completo do Pix para as Empresas. Neste artigo, vamos destacar alguns pontos importantes.

Facilidades do Pix

O Pix proporciona a facilidade de realizar transferências a qualquer hora e em qualquer dia, diferente dos métodos tradicionais como boleto, DOC ou TED.

As transferências de valores são realizadas por meio de aplicativos móveis, usando a Chave Pix que pode ser o número do CPF, CNPJ, número do telefone celular, endereço de e-mail ou uma sequência alfanumérica aleatória.

Também é possível usar QR Codes gerados pelo próprio usuário para fazer transferências em tempo real. Diferente dos sistemas de TED e DOC, nos quais são cobradas altas taxas por transferência, usando o Pix os custos são reduzidos.

Não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. Isso significa que é possível realizar transações a partir de R$ 0,01. Além disso, não há limite máximo de valores.

Novidades para as empresas

O Banco Central pretende lançar ainda este ano novas funções para diferentes tipos de negócios aproveitarem ainda mais as vantagens de utilizar o Pix. Uma das iniciativas é o Pix Cobrança, com o objetivo de oferecer um meio de pagamento parecido com o boleto.

Porém, a diferença é que através desse método existe a possibilidade de definir uma data de vencimento gerando um QR Code. Além disso, ainda é possível acrescentar juros ao valor.

Outra modalidade de pagamento que deve entrar em vigor em breve é o Pix Agendado. Trata-se de possibilitar o agendamento de uma data para a transferência de valores por meio do Pix.

O Banco Central também pretende lançar o Saque Pix, que possibilitará o saque de valores em dinheiro em estabelecimentos comerciais credenciados.

Além do saque, está previsto o Pix Troco, que vai possibilitar que o usuário pague uma compra com valor superior via Pix e receba a diferença em dinheiro (espécie).

Desafios do Pix para as empresas

As transações realizadas por meio do Pix são irreversíveis, sendo que esse é um problema para muitas empresas. Ou seja, não existe a possibilidade de cancelar uma transferência depois da confirmação da operação.

Diante disso, é essencial que a empresa tenha uma maneira de validação dos dados antes de finalizar a transação para não enviar valores errados para os destinatários.

Outro problema que as empresas podem enfrentar com o uso do Pix são as falhas do sistema e as fraudes. Para essas situações ainda não está claro quem assume a responsabilidade, se é o Banco Central, a instituição financeira ou a própria empresa.