Muitas pessoas são apaixonadas por perfumes de marcas famosas, mas esbarram no preço alto e assim desistem da compra. As fragrâncias de luxo geralmente são muito caras, por isso, na falta de condições financeiras para adquirir o perfume dos sonhos, os consumidores optam pelo contratipo.

Também conhecidos como similares ou alternativos, os perfumes contratipos são formulados de forma única, porém semelhante às fragrâncias de marcas famosas.

Os amantes de perfumes inspirados em marcas internacionalmente conhecidas, formam um forte nicho de mercado que não deve ser ignorado pelos lojistas. A tendência de compra desse tipo de fragrância tem crescido, impulsionando o segmento de perfumes contratipos.

Diferenças entre os perfumes contratipos e os famosos

Os perfumes famosos são desenvolvidos a partir de uma fusão de essências e substâncias aromáticas. Para um perfumista reproduzir o aroma de certo perfume, ele precisa identificar as substâncias usadas.

Esse é o primeiro passo para a criação de um contratipo. O segundo passo é elaborar uma fórmula que se aproxime do famoso. Essa é uma prática totalmente legal. Portanto, não estamos falando de falsificação de perfumes.

Os contratipos possuem embalagens próprias e um nome diferente dos famosos. Além disso, a partir da quantidade de essência usada na concentração é possível definir se o perfume é mais ou menos parecido com o famoso. Esse fator também determinada a capacidade de fixação do produto.

Perfumes de qualidade

Em um perfume caro e famoso podemos encontrar até 20% de concentração da essência. Por outro lado, perfumes similares não passam de 7%. No entanto, são fragrâncias de boa qualidade produzidas por empresas sérias, sendo que os perfumes contratipos tem o registro da ANVISA.

Além da qualidade, outro benefício do perfume contratipo para o consumidor é o preço. Como já mencionamos, perfumes de marcas famosas são muito caros, diferente dos contratipos que podem ser adquiridos por um valor mais baixo. Ou seja, um melhor custo-benefício.

Há uma variedade de perfumes semelhantes aos de grife no mercado que não deixam a desejar para os famosos. A iniciativa dos fabricantes em produzir perfumes parecidos com os das marcas de luxo vai de encontro com o desejo de consumo de muitas pessoas.

Qual é a duração de um perfume contratipo?

Um perfume semelhante ao famoso tem boa fixação, portanto, ele pode durar várias horas na pele. Já os perfumes famosos têm alta fixação, permanecendo na pele por mais tempo.

Isso porque em sua formulação são usadas substâncias de alto custo. Ainda assim, vale a pena comprar perfumes similares. Afinal, o que são poucas horas de diferença na duração do produto!

Conclusão

Os perfumes contratipos têm ganhado popularidade porque são feitos na medida certa para um público que anseia por fragrâncias de marcas como Carolina Herrera, Giorgio Armani, Paco Rabanne, Jean Paul Gaultier, YSL, entre outras.

Portanto, investir nesse nicho de mercado pode garantir boas vendas.