Para oferecer a melhor experiência de compra aos clientes, os varejistas de e-commerces devem compreender o comportamento do consumidor no seu segmento de mercado. Para começar, é importante analisar os resultados de pesquisas realizadas no setor.

Por exemplo, de acordo com dados da Lett, empresa especializada em Trade Marketing, a categoria de Beleza, Perfumaria e Saúde atingiu mais de 43 milhões de pedidos em 2020, faturando R$ 7,2 bilhões.

Assim, o segmento de Saúde, Higiene e Beleza cresceu mais de 124% em faturamento no primeiro semestre de 2020, com um ticket médio de R$ 215.

A seguir, mais alguns números para levar insights às marcas e varejistas que desejam melhorar suas estratégias de vendas online.

Vendas do segmento

Houve um grande crescimento nas vendas e aumento no número de pedidos do segmento de Saúde, Higiene e Beleza em 2020, comparado com 2019. Com isso, a categoria foi a segunda que mais faturou ano passado, perdendo apenas para o segmento de Moda e Acessórios.

Categorias que mais venderam em 2020

– Capilar: 32,6%

– Perfumaria: 16,8%

– Medicamentos e saúde: 13,6%

– Barbearia: 8,2%

– Maquiagem: 5,5%

Comportamento do consumidor

A Lett em parceria com o Opinion Box entrevistou 2140 pessoas entre 31 de março a 9 de abril de 2021 para saber mais sobre o comportamento de compra exclusivamente no segmento de Saúde, Higiene e Beleza.

A pesquisa mostrou que as marcas preferidas dos entrevistados são: O Boticário, Natura e Avon. No que se refere às compras em lojas online, a maioria respondeu que costuma comprar produtos de Saúde, Higiene e Beleza nas Americanas, Magazine Luiza e Amazon.

As categorias que somam mais pedidos são as seguintes:

– Perfumes: 21,8%

– Cuidados com a pele: 17,9%

– Higiene pessoal: 15,9%

– Capilar: 10,8%

– Maquiagem: 9,3%

Em relação aos fatores que influenciam a decisão de compra de produtos online, os entrevistados mencionaram em primeiro lugar os preços e promoções, seguido pelo valor do frete e prazo de entrega, por último, a marca do produto.

Questionados sobre o que já os impediu de concluir a compra de um produto de Saúde, Higiene e Beleza na internet, a maioria respondeu o valor elevado do frete, preços altos e entrega demorada, bem como poucas imagens e informações imprecisas sobre os produtos.

Análise dos sites

Considerando os 39 e-commerces avaliados pela Lett, apenas 5 obtiveram uma boa pontuação na metodologia de pesquisa usada pela empresa. O destaque vai para a Época Cosméticos que conquistou o primeiro lugar.

Em relação à qualidade das informações nas páginas de produto houve um crescimento de 18% em 2021 em comparação com 2020. Apesar disso, ainda há muito o que evoluir para que o consumidor tenha todos os dados que precisa para fazer uma compra com tranquilidade.

No geral, 87% dos e-commerces de Saúde, Higiene e Beleza não oferecem informações suficientes nas páginas de produto.

Sendo assim, o resultado mostra que o maior problema do e-commerce brasileiro é a ausência de rating e reviews nas páginas. Os consumidores ainda não têm o hábito de avaliar as compras que fazem online, por isso os varejistas devem estimular esses recursos.

A descrição dos produtos continua sendo um dos principais desafios no e-commerce de Saúde, Higiene e Beleza e teve uma piora entre 2020 e 2021, caindo 7%.

Além disso, os resultados mostram que o título do produto não está adequado e que alguns itens não estão categorizados, o que prejudica a experiência de compra online.