O lançamento do Pix foi um sucesso. No Brasil, mais de 700 instituições financeiras, incluindo os principais bancos e fintechs, já aderiram a esse novo sistema de pagamentos instantâneo criado pelo Banco Central.

Sem dúvida, o Pix tem movimentado os negócios de muitas empresas, principalmente do setor de varejo. Considerado um sistema seguro de transferência de dinheiro, está ajudando muitos negócios a ampliarem suas vendas.

Além das lojas físicas, empresas que vendem produtos em lojas virtuais também tem se beneficiado das vantagens oferecidas pelo Pix. Uma delas é a possibilidade de receber pagamentos sem restrição de dia e horário.

Usando esse método de pagamento, em poucos segundos os clientes transferem o valor da compra para a conta do comerciante, sem passar por instituições intermediárias.

Novidades do PIX para a gestão do seu negócio

Agora, a novidade é que logo ocorrerá o lançamento de novas funções para diferentes tipos de negócios aproveitarem ainda mais os benefícios de usar o Pix. Algumas delas são:

Pix Cobrança

Essa iniciativa do Banco Central visa oferecer um meio de pagamento semelhante a emissão de boleto. Trata-se do Pix Cobrança, nesse sistema é possível gerar um QR Code estipulando uma data de vencimento. Além disso, ainda tem a possibilidade de adicionar juros, descontos e até mesmo multas.

Pix Agendado

O Pix Agendado é uma modalidade de pagamento que permite o agendamento de transferência de dinheiro via Pix, conforme uma data previamente estipulada.

Saque Pix

O Saque Pix é uma novidade que permitirá que os usuários façam saques em dinheiro em estabelecimentos comerciais credenciados pelo Banco Central em diversas regiões do Brasil.

Por que usar em seu negócio? 

Se você ainda não usa o Pix em seu negócio está perdendo uma grande vantagem competitiva. Dentre muitos motivos para aderir a esse método de pagamento vamos destacar os seguintes:

– Garante uma melhor experiência de compra aos clientes. Afinal, você estará oferecendo mais uma opção de pagamento além do pagamento à vista em dinheiro ou com cartão de débito/crédito;

– Menos custos com os serviços bancários e total segurança nas transações;

– Demonstra que sua empresa está atualizada com as principais tecnologias de pagamento.

Saiba como aderir

Atualmente, há uma série de instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central a disponibilizar o Pix aos seus clientes. Portanto, verifique se o seu banco oferece esse serviço.

O próximo passo é criar uma conta transacional e definir sua chave para o Pix. Você pode usar os números do seu CNPJ, do seu celular ou endereço de e-mail da empresa, por exemplo.

Uma dica útil para negócios físicos é disponibilizar o pagamento via Pix em seus estabelecimentos imprimindo e fixando o QR Code de forma visível na loja para que os clientes possam optar por esse método na hora de pagar as compras.