Transformação digital é o processo de usar tecnologias digitais para transformar processos e serviços de negócios tradicionais, com o objetivo de atender ao mercado em evolução e às expectativas dos clientes.
Dessa forma, ocorre uma mudança na forma como os negócios são gerenciados e operados, e como o valor é entregue aos clientes. De acordo com a evolução da tecnologia, sua empresa também deve evoluir.
A transformação digital pode se referir a qualquer coisa, desde a modernização de TI (por exemplo, computação em nuvem) até a otimização digital e a criação de novos modelos de negócios digitais.
Também consiste em um processo de análise das necessidades do cliente, no qual a tecnologia é usada para melhorar a experiência do usuário final.
A transformação digital envolve a evolução de seus negócios, experimentando novas tecnologias e repensando sua abordagem atual para problemas comuns.
Diferentes tipos de transformação digital
A seguir, vamos destacar três áreas principais de transformação digital para empresas:
Experiência do cliente: os clientes acostumados às novas tecnologias desejam uma ótima experiência por meio de vários pontos de contato: aplicativos móveis, redes sociais, e-mail, chat, etc.
Processos operacionais: melhorar os processos internos, aproveitando a digitalização e a automação, permitindo aos funcionários usar ferramentas digitais e coletar dados para monitorar o desempenho e tomar decisões de negócios de forma estratégica.
Modelos de negócios: transformando os negócios aumentando as ofertas com ferramentas e serviços digitais.
Por que a digitalização é importante?
Embora toda iniciativa de transformação digital tenha seus próprios objetivos específicos, a ideia é melhorar os processos atuais de uma empresa para que evolua e permaneça competitiva em seu setor de mercado.
A digitalização é importante porque permite que as organizações se adaptem a setores em constante mudança e aprimorem continuamente a forma como operam.
Embora o ROI da transformação digital dependa de uma variedade de fatores, a tecnologia certa pode melhorar muito a forma como sua empresa funciona e como os clientes se envolvem com ela.
Por onde começar?
Antes de começar, é importante saber o que você espera alcançar para que possa designar os KPIs (indicadores-chave de desempenho) para rastrear ao longo do caminho. Além disso, internamente designe líderes de mudança que apoiarão sua transformação.
Nesse caso, você pode monitorar métricas como:
– Volumes de vendas mensais;
– Oportunidades de negócios criadas;
– Produtividade de vendas (por exemplo, economia de tempo, volume de vendas por representante);
Depois definir os KPIs, provavelmente sua empresa passará pelas seguintes fases:
Presente e ativo – Fase de experimentação em toda a empresa, quando você incentiva a criatividade e melhora as habilidades digitais.
Estratégias – Esse é o momento em que as equipes de trabalho começam a colaborar e compartilhar suas ideias e pesquisas a fim de criar planos estratégicos para a transformação.
Convergência – A criação de uma equipe de transformação digital dedicada que guiará a estratégia, estabelecerá metas e implantará sistemas para apoiar a transformação.
Inovação – Quando a transformação digital passa a fazer parte do negócio e a liderança estabelece um sistema de monitoramento de tecnologia e tendências de mercado para que a empresa possa continuar a evoluir.