Transformação digital é o processo de usar tecnologias digitais para transformar processos e serviços de negócios tradicionais, com o objetivo de atender ao mercado em evolução e às expectativas dos clientes.

Dessa forma, ocorre uma mudança na forma como os negócios são gerenciados e operados, e como o valor é entregue aos clientes. De acordo com a evolução da tecnologia, sua empresa também deve evoluir. 

A transformação digital pode se referir a qualquer coisa, desde a modernização de TI (por exemplo, computação em nuvem) até a otimização digital e a criação de novos modelos de negócios digitais. 

Também consiste em um processo de análise das necessidades do cliente, no qual a tecnologia é usada para melhorar a experiência do usuário final. 

A transformação digital envolve a evolução de seus negócios, experimentando novas tecnologias e repensando sua abordagem atual para problemas comuns. 

Diferentes tipos de transformação digital

A seguir, vamos destacar três áreas principais de transformação digital para empresas:

Experiência do cliente: os clientes acostumados às novas tecnologias desejam uma ótima experiência por meio de vários pontos de contato: aplicativos móveis, redes sociais, e-mail, chat, etc.

Processos operacionais: melhorar os processos internos, aproveitando a digitalização e a automação, permitindo aos funcionários usar ferramentas digitais e coletar dados para monitorar o desempenho e tomar decisões de negócios de forma estratégica.

Modelos de negócios: transformando os negócios aumentando as ofertas com ferramentas e serviços digitais.

Por que a digitalização é importante?

Embora toda iniciativa de transformação digital tenha seus próprios objetivos específicos, a ideia é melhorar os processos atuais de uma empresa para que evolua e permaneça competitiva em seu setor de mercado. 

A digitalização é importante porque permite que as organizações se adaptem a setores em constante mudança e aprimorem continuamente a forma como operam. 

Embora o ROI da transformação digital dependa de uma variedade de fatores, a tecnologia certa pode melhorar muito a forma como sua empresa funciona e como os clientes se envolvem com ela.

Por onde começar?

Antes de começar, é importante saber o que você espera alcançar para que possa designar os KPIs (indicadores-chave de desempenho) para rastrear ao longo do caminho. Além disso, internamente designe líderes de mudança que apoiarão sua transformação. 

Nesse caso, você pode monitorar métricas como:

– Volumes de vendas mensais;

– Oportunidades de negócios criadas;

– Produtividade de vendas (por exemplo, economia de tempo, volume de vendas por representante);

Depois definir os KPIs, provavelmente sua empresa passará pelas seguintes fases:

Presente e ativo – Fase de experimentação em toda a empresa, quando você incentiva a criatividade e melhora as habilidades digitais.

Estratégias – Esse é o momento em que as equipes de trabalho começam a colaborar e compartilhar suas ideias e pesquisas a fim de criar planos estratégicos para a transformação.

Convergência – A criação de uma equipe de transformação digital dedicada que guiará a estratégia, estabelecerá metas e implantará sistemas para apoiar a transformação.

Inovação – Quando a transformação digital passa a fazer parte do negócio e a liderança estabelece um sistema de monitoramento de tecnologia e tendências de mercado para que a empresa possa continuar a evoluir.