Em razão da pandemia do Coronavírus, algumas tendências previstas para o varejo não se concretizaram, já outras se tornaram mais fortes e foram incorporadas em muitos negócios. Algo que não mudou foi o foco total no cliente!

De acordo com um levantamento da Linx, empresa brasileira especialista em tecnologia para o varejo, dados e análises tem permitido que os varejistas criem experiências de compra personalizadas em diferentes canais. 

A seguir, confira mais algumas tendências para o varejo em 2021.

Rapidez na entrega

Com o aumento das compras online, a agilidade na entrega dos pedidos tornou-se fundamental. Afinal, o comprador deseja receber o item adquirido o mais rápido possível, sendo que problemas de envio e de entrega podem causar insatisfação.

Para atender a demanda, diversas lojas já realizaram parcerias logísticas e adotaram plataformas tecnológicas que facilitam a distribuição de mercadorias. Sem dúvida, esse é um grande diferencial competitivo.

Inteligência Artificial

Não é novidade que a Inteligência Artificial tem ocupado um espaço importante no comércio eletrônico, já que oferece tecnologias que podem ser aplicadas em estratégias para ampliar as vendas, garantindo mais lucratividade. Dessa forma, tende a ser uma das apostas dos varejistas durante os próximos anos.

Junto com a Inteligência Artificial, a Realidade Aumentada também está cada vez mais presente no varejo. Trata-se de uma experiência 3D interativa que combina uma visão do mundo real com elementos gerados pelo computador. Essa tecnologia tem sido usada para melhorar a experiência do cliente e potencializar as estratégias de marketing.

Assistentes virtuais no varejo em 2021

Ainda falando das tendências tecnológicas que estão integrando o mercado, os assistentes virtuais também tem conquistado um lugar importante no varejo. Esse sistema baseado em Inteligência Artificial fornece informações em uma linguagem personalizada, como se o cliente estivesse conversando com uma pessoa real. A previsão é que nos próximos anos, esse recurso se consolide no e-commerce.

Marketing sensorial

Mexer com os sentidos é uma estratégia voltada à experiência de compra do cliente. A tendência é criar oportunidades para explorar os sentidos, oferecendo um ambiente atrativo, seja na loja física ou na loja virtual. Dessa forma, será possível proporcionar ao consumidor uma boa jornada de compra.

Personalização

A personalização será o principal motor do sucesso do varejo neste e nos próximos anos. Os varejistas que atualmente atendem a esse desejo do consumidor estão aumentando a receita e a percepção da marca. Portanto, tornou-se fundamental oferecer produtos de valor voltados para as necessidades individuais de cada cliente.

Abordagem multicanais no Varejo em 2021

Varejistas que estabelecem uma abordagem multicanal e se concentram em fornecer uma experiência perfeita ao cliente tem obtido resultados mais satisfatórios. O comportamento do consumidor mudou, por isso é preciso garantir sua satisfação, esteja ele comprando online em um dispositivo móvel, laptop ou em uma loja física. 

De fato, depois que o cliente tiver reunido o máximo de informações de uma variedade de fontes para apoiar sua decisão de compra, ele decidirá comprar de um varejista. Portanto, uma estratégia multicanais não só aumentará as vendas, mas também aumentará a fidelidade do cliente.

Os varejistas que conseguem rastrear seus clientes em diferentes canais podem atendê-los melhor proporcionando experiências de compra mais personalizadas. A abordagem multicanal permite que as empresas obtenham insights sobre como criar conteúdo e ofertas que irão encorajar seus clientes a fazerem mais compras, não apenas online, mas também nas lojas físicas.