A adesão ao PIX, sistema de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central, está crescendo cada vez mais em todo o Brasil. Além dos benefícios oferecidos as lojas físicas, também tem favorecido as lojas virtuais.

A Lojas Americanas, por exemplo, é o primeiro gigante do comércio eletrônico a aceitar o PIX. Por meio da plataforma Ame Digital, os consumidores podem fazer o pagamento de produtos com mais rapidez.

A Ame desenvolveu um sistema para realizar a intermediação de todas as transações financeiras feitas com o PIX no e-commerce da Lojas Americanas. Dessa forma será feita a integração entre o ponto de venda e o cliente.

Através de um QR Code é possível realizar o pagamento em até dez segundos. Outra facilidade é que as transações podem ser feitas em qualquer horário e dia da semana.

Lojas físicas fazem testes

As lojas físicas da Americanas também pretendem aderir a utilização do Pix. A ideia ainda está em estudo, mas um projeto-piloto está sendo executado em algumas unidades da empresa no eixo Rio de Janeiro e São Paulo.

Assim, em poucas semanas, esse novo meio de pagamento estará disponível nas centenas de lojas da rede em todo o país, juntamente com outras opções como cartão de crédito, boleto e o cartão Americanas.

Como varejistas podem usar o Pix?

Sem dúvida, o PIX não será exclusividade de gigantes do varejo, é provável que cresça a adesão por lojas de qualquer porte. Muitos varejistas já têm manifestado interesse em usar o PIX em suas lojas, mas é preciso entender como viabilizar essa operação para oferecer mais essa opção de pagamento aos clientes.

É importante saber que o PIX pode ser disponibilizado apenas por lojas cadastradas junto ao Banco Central ou por aquelas que usam intermediários autorizados. Por exemplo: Mercado Pago, Cielo e PagSeguro, estão autorizados a realizar as transações. Porém, outras empresas não receberam autorização como o PayPal, por exemplo.

No que se refere às compras presenciais, o cliente deve mostrar o QR Code no Caixa para efetuar o pagamento. O comprador então deve acessar o aplicativo do seu banco no smartphone e escanear o código para o pagamento das compras.

Como acelerar suas vendas com o Pix

Um dos motivos que levam um cliente a desistir da compra é a falta de opções de pagamento, principalmente em e-commerces. No entanto, quando o lojista oferece várias formas de pagamento, aumenta a probabilidade do cliente realizar a compra. 

Portanto, os comerciantes que aceitam pagamentos via PIX tem mais possibilidade de atrair clientes. Outro fator vantajoso é que nessa transação o lojista recebe o dinheiro da venda mais rapidamente do que o pagamento com cartão de crédito ou boleto, por exemplo.