Não há ponto de venda que não queira vender tudo com a maior margem possível para ganhar mais. No entanto, essa meta nem sempre é cumprida. Mesmo que nenhum lojista queira admitir, a liquidação é uma regra no varejo. Portanto, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de deixar o excesso de estoque definhando nas prateleiras do depósito por muito tempo. 

Embora às vezes seu único recurso seja doar ou descartar os itens em excesso, realizar uma liquidação é uma opção mais lucrativa. Nas vendas de liquidação, o principal objetivo deve ser desenvolver estratégias promocionais de baixo custo. 

Existem, no entanto, soluções práticas para promover suas vendas sem quebrar seu orçamento de publicidade. A seguir, algumas dicas para aproveitar o tráfego comum dessa época para vender mais.

Como vender mais rápido

Para vender alguns produtos mais rapidamente, os lojistas devem definir muito bem qual é a estratégia que vão realizar para que não gere uma ação contrária à ideia inicial. Assim sendo, é preciso promover uma liquidação no varejo da forma correta em sua loja para que o cliente a compreenda.

O objetivo é fazer com que ele se interesse pelo produto, principalmente pelo fato de estar com um preço abaixo do normal. Se o cliente não perceber valor nisso, começará a desconfiar que a liquidação não é real e que está sendo enganado.

Uma boa recomendação é apresentar cada tipo de ação de uma maneira diferente, associando símbolos ou cores aos produtos ofertados. Os tamanhos das letras, a sua cor e outros detalhes nos cartazes que estão promovendo a oferta devem comunicar bem mensagem de liquidação de produtos específicos. Assim, o cliente poderá compreender melhor a proposta do lojista. 

Motive sua equipe de vendas

Antes de mais nada, estabeleça incentivos aos funcionários para a promoção de mercadorias em liquidação. Determine um período específico de uma ou duas semanas para os vendedores se dedicarem as vendas de produtos em liquidação, em troca podem ser recompensados com bônus. 

Use promoções na loja

Aproveite as vantagens do tráfego dentro da loja, e dos transeuntes para promover itens em liquidação. Organize e exiba os produtos em um local central, de preferência próximo a entrada ou no meio da loja. 

Decore a área para destacá-la e direcionar a atenção de seus clientes para esses produtos específicos. Se você tiver espaço do lado de fora, monte uma barraca ou venda na calçada. O objetivo é gerar uma resposta emocional de “medo de perder” que produza vendas instantâneas.

Aplicar técnicas promocionais para vender

Agrupe um item de liquidação com um item complementar mais popular ou de venda rápida e venda ambos em grupo. Promova os produtos agrupados como uma venda especial ou por tempo limitado, permitindo que o item mais popular impulsione as vendas. 

Outra opção de liquidação no varejo automática é realizar uma venda compre um e ganhe dois. Incluir o item de liquidação como um item com grande desconto ou gratuito costuma ser uma boa opção para vender mais.

Anuncie a liquidação em seu site

Configure uma página de venda no site da sua empresa. Coloque um banner na página inicial anunciando suas ofertas. Essa é uma forma eficaz de vender produtos em liquidação, principalmente para empresas que também se dedicam ao comércio eletrônico.

Isso pode ser útil para expandir sua base de clientes em geral. Outra dica é acrescentar em seu site uma área para os clientes cadastrarem seus endereços de e-mail. Assim, através de uma estratégia de e-mail marketing, os clientes serão avisados quando a loja estiver realizando um evento de vendas especial, como uma liquidação, por exemplo.

Conclusão

Sem dúvida, se você colocar o produto ideal na hora certa, da forma mais comercial e visível possível, a ação que você pretende desenvolver será com certeza um sucesso. Basta pensar, definir e executar, analisando as preferências dos clientes. Portanto, é preciso fazer como que o cliente perceba e valorize sua proposta de economia, sendo que objetivo final é que ele faça a compra.