A venda de produtos solares, como o protetor solar, bronzeadores e hidratantes, exige mais atenção do varejo no verão. A exposição de produtos para o tratamento completo, ampliar as opções de marcas e oferecer bons conselhos, são os três pilares aos quais se deve priorizar para promover as vendas de produtos solares e aumentar a satisfação do cliente.

Mais calor, mais sol, mais proteção. Uma equação simples, que ainda é regra de ouro no mercado de protetores solares no país, e que faz com que nos meses de verão as vendas dessa indústria aumentem de forma significativa.

Hoje, os produtos solares buscam entregar uma aposta de maior valor agregado. Não se vende mais só o protetor para o corpo, se vende também para a pele do rosto. Nesta temporada é fundamental contar com filtros solares confiáveis, de marcas reconhecidas, que se adaptem às características de quem vai usá-los. A seguir, mais algumas dicas.

Faça boas recomendações de protetor solar

Tudo indica que ocorram temperaturas acima do normal em quase todo o Brasil. Essa informação não deve passar despercebida pelos vendedores no momento de recomendar produtos para os clientes. Afinal, a aplicação constante de protetor solar na pele pode diminuir a probabilidade de câncer de pele.

Geralmente, as mulheres compram mais protetor solar, sendo que os maiores usuários são suas famílias e, principalmente, seus filhos, para quem muitas das inovações do mercado se dirigem. 

Por isso as marcas se dedicam também a bloqueadores especiais para lábios e pálpebras. Além disso, filtros solares que permitem a adição de maquiagem. Vários produtos atuam como base e protetor solar ao mesmo tempo.

Promova produtos seletivos

Isso é essencial para impulsionar as vendas. Embora nenhum segmento de preço deva ser negligenciado, muito menos em um ambiente econômico desfavorável, o diferencial da loja está nos lotes associados aos dermocosméticos. Além disso, também deve ser incentivada a compra de produtos infantis e de maior proteção.

Faça promoções

Oferecer promoções é um fator crucial. Muitos consumidores reconhecem que compraram um produto solar porque estava mais barato. Nesse sentido, as ofertas mais atrativas são aquelas relacionadas com os preços, seguidas das que oferecem uma quantidade extra de produto.

Importância da diferenciação do protetor solar

É fundamental os vendedores conscientizarem os clientes de que o rosto requer produtos solares específicos. A pele é mais fina que o resto do corpo, tem mais poros e, devido ao maior número de glândulas sebáceas, gera mais secreção. 

Além disso, o rosto fica mais exposto ao sol e é mais sujeito a rugas, flacidez e manchas. Somente os produtos indicados para o rosto atendem a esses requisitos.

Exposição dupla

Além de capitalizar no verão, é fundamental promover uma mudança cultural que permita continuar vendendo produtos solares ao longo do ano. 

Uma forma de conseguir isso é criar, dentro da área dos dermocosméticos anti-idade, uma subcategoria do fotoenvelhecimento, uma vez que a maioria das rugas são causadas pelo sol. 

Um protetor solar para cada tipo de pele

A escolha do produto adequada a cada tipo de pele é fundamental para se conseguir uma fotoproteção eficaz. Segue, abaixo, referências:

Pele seca e / ou madura: recomenda-se o uso de cremes mais untuosos e hidratantes que oferecem maior nível de hidratação. Isso proporciona mais conforto à pele e um melhor resultado estético.

Combinação para pele oleosa: os mais adequados são ultra-fluidos, texturas leves ou toques secos. Esse tipo de pele, com tendência a brilhar, deve evitar texturas untuosas ou altamente hidratantes, mas também deve ter cuidado com o excesso de produtos secantes. É preciso encontrar o equilíbrio perfeito entre um efeito fosco e apenas hidratação.

Pele oleosa: Recomenda-se, nesse caso, escolher as texturas mais secas, já que o nível de hidratação da própria pele é maior. Qualquer umidade adicionada pode levar não apenas a um aumento do brilho, mas também a erupções.

Conclusão

Por fim, neste verão, o varejo deve dar a devida importância aos produtos solares para impulsionar as vendas. A dica é sugerir bloqueadores de acordo com as características de cada pele. 

Cada cliente que entra numa loja oferece ao lojista uma oportunidade de venda. Portanto, é importante investir em um atendimento personalizado.