Quem está à procura de um novo negócio para gerar renda deve considerar as seguintes opções: revenda de produtos e/ou serviços ou representação comercial. Sem dúvida, ambas alternativas de trabalho oferecem mais liberdade financeira. Ainda mais quando é possível ser parceiro de uma grande empresa.

Então, se você está buscando um novo desafio profissional, antes de decidir qual caminho seguir, entenda como funciona o trabalho de revendedor e de representante comercial. Assim poderá escolher a atividade que melhor se encaixa em seu perfil. 

Você não vai começar do zero!

Quando o assunto é trabalhar de forma independente, muitas pessoas pensam que se trata de começar do zero. Mas, não é verdade! Ao trabalhar como revendedor ou representante comercial você estará sendo um parceiro de determinada empresa. 

Portanto, é fundamental estabelecer uma boa relação de trabalho com a empresa para ter sucesso nesse negócio. Além disso, para ambas as modalidades você deverá desenvolver outras habilidades que abordaremos em seguida.

Como funciona o trabalho de um representante comercial 

Esse trabalho oferece muitas vantagens para pessoas dinâmicas, dedicadas e com vontade de crescer. Para entrar nesse mercado, é importante entender como funciona, seja você pessoa física ou jurídica. Antes de mais nada, saiba que é preciso ter um registro no Conselho Regional da sua cidade. 

O trabalho de representante comercial consiste em facilitar a relação do fornecedor ou empresa com seus clientes.  Os profissionais que atuam nessa área têm a função de representar determinados produtos ou serviços de uma empresa, sendo que o objetivo é alcançar cada vez mais clientes, bem como efetuar vendas.

Qual a função de um representante comercial

– Precisa conhecer bem o produto ou serviço que está oferecendo para ter a capacidade de fornecer todas as informações necessárias aos clientes e potenciais clientes.

– Realiza visitas para estimular o interesse do cliente. Além disso, oferece soluções conforme as necessidades deles.

– Faz a demonstração de produtos e, por fim, fecha a venda. 

– Analisa o desempenho do seu trabalho para medir os resultados.

Benefícios da representação comercial

– Esse é um trabalho autônomo regulamento, porém, não oferece vínculo empregatício.

– Liberdade de tempo para realizar suas atividades de representante comercial. Portanto, o profissional da área faz seu próprio horário.

– Com o apoio da empresa que representada, você é seu próprio patrão.

– Os lucros dependerão do seu desempenho e produtividade.

Trabalho de revendedor

Agora vamos falar sobre outro modelo de negócio vantajoso: a revenda. Caso as características do trabalho de representante comercial não tenham lhe agrado, você pode considerar a possibilidade de ser um revendedor.  

Da mesma forma que a representação comercial, o trabalho de revendedor também consiste em estabelecer uma parceria comercial com determinada empresa. Geralmente, o revendedor é uma pessoa jurídica que busca ampliar seu catálogo de produtos para oferecer aos clientes mais opções.

Não se trata de ser um franqueado, na verdade, o investimento é menor em comparação com uma franquia. No entanto, também garante alta lucratividade. Isso porque você tem sua própria empresa, assim tem liberdade na negociação de preços. 

Além disso, é responsável pelo relacionamento com os clientes, sem a necessidade de intermediação. Portanto, você escolhe quanto investir, define suas metas e projeta seu crescimento. 

Revenda versus representação comercial

Se você ainda não decidiu qual modelo de negócio é o ideal para você, tenha em mente o seguinte: o que diferencia o revendedor do representante comercial são os lucros. Sem dúvida, um revendedor tem a oportunidade de lucrar mais. 

Normalmente, no trabalho de revenda é preciso adquirir certa quantidade de estoque e definir metas. Dessa forma é possível realizar uma boa negociação de preço, o que garante mais vantagem competitiva. Mas, isso depende do tipo de produto ou serviço em questão. 

É preciso ter uma loja?

Em muitos casos, o revendedor tem uma loja para facilitar as vendas. No entanto, há outras maneiras de revender produtos e fazer a entrega, conforme o tipo de produtos ou serviço oferecido. 

Por fim, seja qual for sua escolha será preciso desenvolver algumas habilidades para ter sucesso em ambos os modelos de negócios, por exemplo: 

– Boa comunicação

– Organização e dinamismo

– Capacidade de negociação

– Persistência e autoconfiança

Quer ser um revendedor da Bim Distribuidora?

A BIM DISTRIBUIDORA é uma empresa familiar que atua na liderança do mercado de distribuição para lojistas e revendedores de perfumes, maquiagem e cosméticos desde 1999, graças ao respeito e dedicação que temos por nossos clientes e parceiros. Temos mais de 500 representantes distribuídos pelo Brasil, e uma robusta estrutura de logística e apoio a vendas. Nossos diferenciais são: Procedência garantida, atendimento personalizado e dedicado, mix diferenciado e antecipação de lançamentos.
Para ser um revendedor da Bim é necessário possuir um CNPJ com CNAE de
comércio. Serve CNPJ de MEI. Depois, preencha este cadastro e aguarde o retorno do time comercial. Boa sorte!