A indústria da beleza foi surpreendida com a pandemia do Coronavírus. No entanto, respondeu positivamente à crise. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), nos primeiros quatro meses deste ano houve um aumento no faturamento do mercado da beleza, se comparado ao mesmo período do ano passado. 

Os números mostram que o rendimento foi de 0,6%, sendo que o crescimento em volume foi de 2,8%. Isso ocorreu porque aumentou as vendas de produtos como álcool em gel e sabonetes, que estão diretamente relacionados ao combate do vírus. 

O que mudou no mercado da beleza

De fato, a pandemia mudou a rotina de muitos brasileiros. Assim, em tese, a maquiagem e o cabelo não seria uma prioridade para mulheres em isolamento social. Mas, devido à necessidade das empresas em manter seus colaboradores em trabalho remoto, esse tipo de rotina e as reuniões por vídeo exigiu uma maquiagem impecável. 

Com os salões de cabeleireiros fechados, os profissionais perderam muitas clientes e foram obrigados a buscar outras opções para gerar renda, como o trabalho de representante comercial de uma marca de cosméticos ou revendedor, por exemplo. 

Mesmo com a queda acentuada dos gastos do consumidor durante a pandemia, a indústria da beleza está em uma posição relativamente mais forte do que outras categorias de consumo.

Tendência “faça você mesmo”

Uma forte tendência são as pessoas procurarem manter os cuidados com a pele, unhas e cabelos em sua própria casa. Com o fechamento dos salões de beleza, os consumidores passaram a realizar alguns procedimentos sem ajuda de um profissional. 

Por exemplo: milhares de pessoas ainda consultam as lojas online de maquiagem e cosméticos. Além disso, aumentou a procura por colorações para o cabelo, bem como outros produtos para a hidratação do fio. Outro fator que aumentou a tendência do “faça você mesmo”, foi à diminuição da renda de muitas famílias. 

Para muitas pessoas, tornou-se inviável pagar por tratamentos de beleza. Portanto, as clínicas de estética e salões de beleza que mantiveram as portas abertas sofreram com a falta de clientes, devido ao receio do contato mais próximo com os profissionais. 

Mercado da beleza mostra recuperação

Apesar do impacto econômico que a pandemia causou no mercado da beleza, há sinais de recuperação, mesmo que o aumento das vendas nas lojas online não tenha compensando a queda das vendas nas lojas físicas. A seguir, alguns números:

– O álcool em gel entre os meses de janeiro e maio de 2020, vendeu cerca de 6.3 mil toneladas. Ano passado, no mesmo período, as vendas não alcançaram 0,2 mil toneladas. Assim, em volume, isso corresponde 3.127% de crescimento, sendo que em valor de vendas, foi de 2.206%.

– Quando o mês de maio de 2020 é comparado com maio de 2019, é possível perceber que o mercado da beleza se recuperou economicamente. Dessa forma, em valor de vendas, apresentou um crescimento de 5,2%, já em volume foi de 4,3%. Provavelmente, esses dados positivos têm relação com o período de vendas do Dia das Mães, principalmente no setor de perfumaria, que registrou alta de 7,2% em valor de vendas e 8,9% em volume.

A tecnologia como aliada

Algumas empresas do setor que investiram em tecnologias modernas para atravessar a crise têm obtido bons resultados. Por exemplo, a empresa JustForYou, da cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, cria fórmulas para shampoos e condicionadores com base na textura do fio de cabelo do cliente, bem como outros fatores como sua rotina diária.

Assim, com a ajuda de um sistema de Inteligência Artificial, cada cliente recebe uma fórmula exclusiva.  Outro exemplo é O Boticário e a Natura que adotaram a tecnologia de espelhos virtuais para que os clientes possam experimentar seus produtos sem sair de casa. 

Mesmo que empresas menores na contem com os mesmos recursos, ainda podem se destacar no mercado. As redes sociais tem sido um canal importante para as marcas manterem a conexão com seus clientes, seja através de pots ou Lives. 

Além disso, através da venda em suas lojas virtuais, muitas empresas têm encontrado um espaço de inovação para garantir um bom fluxo de vendas nesse momento de pandemia. Outra opção são os marketplaces para dar mais visibilidade aos seus produtos, captar novos clientes e aumentar a receita.