Hoje, a transformação digital remodela as compras, as experiências online e até mesmo as expectativas dos clientes em relação às lojas físicas. 

A tecnologia está mudando a maneira como todos os setores fazem negócios, ajudando a desenvolver processos mais eficientes, economia de dinheiro e o fornecimento de melhores produtos e serviços. As empresas do varejo também estão usando a tecnologia em seu benefício. 

Houve um tempo em que o varejo significava apenas uma coisa: a loja física. Mas, muita coisa mudou nos últimos anos. Por isso, vamos destacar neste artigo os comportamentos e as tecnologias que estão mudando o modelo de consumo no varejo.

O que mudou?

Para os consumidores, os fatores motivacionais por trás de suas compras são os mesmos. Sem dúvida, eles querem comprar produtos a um preço razoável e o mais rápido possível. Os varejistas mais bem-sucedidos perceberam isso e estão oferecendo soluções para atender as necessidades específicas de cada cliente.

Geralmente, as empresas de varejo não têm problemas para coletar dados, mas analisá-los e usá-los para resolver problemas ou criar novas soluções tem sido um desafio. Certamente, analisando o comportamento de consumo, será possível oferecer uma experiência adequada para cada pessoa.

De fato, é importante que os varejistas sejam proativos em relação ao futuro, sem ignorar a conduta do consumidor e as tendências. Quando os varejistas analisam os dados com sucesso, eles são capazes de entender informações importantes sobre o comportamento de compra.

Além disso, podem personalizar a experiência de compra e atender às necessidades das pessoas com base em onde eles estão na jornada do cliente. Outro fator fundamental é melhorar a eficiência e reduzir os custos.

Revolução na experiência de compra do cliente

De acordo com especialistas em varejo, algumas inovações tecnológicas têm capacidade de realizar uma revolução na experiência de compra do cliente, sendo que isso gera a conversão de vendas.

Portanto, os donos das empresas devem entender e aplicar de forma eficaz as tecnologias para atender as expectativas dos consumidores. Como já mencionamos anteriormente, os dados dos clientes são fundamentais para personalizar a compra.

Saiba que, certos fatores, se bem explorados, podem gerar um impacto positivo para muitas empresas de varejo. A seguir, alguns deles.

Novos hábitos

Alguns hábitos antigos estão ultrapassados, por exemplo: ir até a loja física experimentar uma roupa ou um sapato. Atualmente, diversos comércios eletrônicos do setor de vestuário e calçados oferecem um provador virtual para os clientes escolherem o modelo e definirem o tamanho que desejam comprar.

Por outro lado, novos hábitos surgiram com a revolução digital. Um deles é o engajamento do consumidor por meio dos influenciadores digitais. Assista ao vídeo e entenda como impulsionar vendas por meio dos influenciadores digitais.

O novo papel da loja

As lojas físicas não vão acabar, na verdade, se tornarão uma etapa no processo de consumo das pessoas. De fato, as lojas físicas estão passando por uma evolução muito diferente. Portanto, devem criar experiências inovadoras para gerar engajamento e fidelização.

Certamente, as lojas que tem um e-commerce podem exibir mais produtos, fornecer informações mais precisas e robustas e ainda proporcionar aos clientes transações mais rápidas, com um clique.

Evolução dos modelos de negócios

Para se destacar no mercado, os empresários precisam desenvolver um ambiente com soluções completas para o cliente. Eles devem aceitar uma atmosfera de experimentação, interação e mudança constantes. 

O líder do futuro deve empurrar a organização para fora de seu espaço seguro e desafiar o status quo. Eles devem estar dispostos a dar um passo além de seu entendimento atual e fazer coisas diferentes. 

Portanto, as empresas devem buscar engajamento e diferenciação, com uma atenção especial para as principais tecnologias atuais, ideias inovadoras e oportunidades de novos negócios.

Conclusão

Por fim, a tendência atual é entregar uma experiência de compra para cada pessoa, conforme seus gostos e preferências de consumo, ou seja, investir na personalização. A tecnologia mais importante no horizonte depende do posicionamento de mercado da empresa, da essência da marca e da experiência do cliente. 

Existem apenas duas opções estratégicas disponíveis para os varejistas que desejam sobreviver à próxima década. Venda algo que ninguém mais vende (o que é cada vez mais difícil em uma economia globalizada) ou venda o que você vende de uma forma que ninguém mais vende. 

Isso significa quebrar o roteiro em sua categoria, criando experiências novas e atraentes e reinventando como as pessoas compram o que você vende.