Embora ter um site seja um bom começo para qualquer negócio, as empresas também devem existir nas redes sociais. Assim, poderão aumentar a visibilidade da marca e expandir os negócios. Uma das melhores plataformas para isso? O Instagram.

De acordo com pesquisas, cerca de 1 bilhão de pessoas usam o Instagram todos os meses, e esse número continua crescendo. Não podemos afirmar que, se você colocar algumas fotos bonitas em uma conta no Instagram, terá criado um portal mágico para atrair clientes prontos para comprar de você. 

Mas, se você souber usar o aplicativo corretamente, ele poderá se tornar uma ferramenta poderosa para ampliar seus negócios. A seguir, algumas dicas de estratégias comprovadas para ser bem sucedido no Instagram.

Dica 1: Invista na qualidade e não na quantidade de seguidores

A maioria das pessoas pensa que é preciso ter milhares de seguidores no Instagram para ser bem-sucedido. Mas, o que importa mesmo é a qualidade de seus seguidores, não a quantidade. Você pode ter uma tonelada de seguidores, mas isso não significa que eles são clientes em potencial.

Portanto, é preciso considerar a conversão. Isso significa o número de usuários que visualizam sua conta e se convertem em um cliente potencial ou comprometido. O Instagram tem uma das melhores taxas de conversão para uma rede social.

Embora seja chamativo ter um grande número de seguidores atrelados a sua marca, isso não garante a sua empresa um aumento nas vendas. Portanto, é fundamental saber quem é o seu cliente ideal. Essas são as pessoas que levarão suas chamadas à ação, ou seja, vão comprar seu produto, contratar um serviço ou compartilhar sua mensagem.

Dica 2: Conheça seu nicho de mercado

Em primeiro lugar, seja claro em seu nicho. Você precisa saber quem é o seu cliente ideal, quem eles estão seguindo no Instagram e com qual conteúdo eles estão interagindo diariamente.

Então, gaste algum tempo no aplicativo pesquisando quem seu cliente ideal segue e que conteúdo parece chamar mais a atenção dele. Escolha as principais contas com as quais seus clientes se envolvem regularmente e procure lacunas no conteúdo: Que perguntas as pessoas estão fazendo na seção de comentários? 

Quais os posts mais bem sucedidos das empresas concorrentes? A partir dessa análise, comece a criar seu próprio conteúdo. É tudo uma questão de pegar as tendências futuras e dar seu toque exclusivo a elas para se destacar e se conectar com seu público.

Depois de coletar essas informações, você pode criar um conteúdo que fala diretamente com eles. Você perceberá que o engajamento aumentará, bem como as vendas. Conheça algumas dicas para vender mais pelo Instagram.

Dica 3: Aproveite o conteúdo de vídeo

O conteúdo de vídeo está em ascensão em todos os setores. Sem dúvida, o vídeo é um aspecto fundamental de sua estratégia de marketing.

Então, como você pode usar o Instagram, um aplicativo historicamente baseado em imagens para conteúdo de vídeo? 

A dica é fazer lives no Instagram junto com o recurso IGTV para compartilhar conteúdo de vídeo com valor agregado. É importante criar conteúdo valioso para se destacar como um especialista em seu negócio. Assim, a tendência é que seu público-alvo confie em sua empresa. 

Dica 4: Compartilhe conteúdo selecionado

Criar todo o seu próprio conteúdo pode certamente ser demorado, mas aqui vai uma dica: pesquise diferentes feeds e identifique quais posts você acha que terão melhor repercussão com seu público. 

Esta é uma ótima maneira de economizar algum tempo, contanto que você dê crédito ao criador original. Tudo se resume em agregar valor ao seu público, e às vezes isso significa compartilhar e dar crédito a outra pessoa.

Dica 5: Comprometa-se em fazer o trabalho da forma certa

Aumentar o público, especialmente um público comprometido com sua marca e ofertas de produtos, leva tempo. Uma imagem ou vídeo viral não transformará seu negócio em um sucesso da noite para o dia. Portanto, seja consistente e paciente.

Se você usar o Instagram da forma certa, construir seu público e se comprometer em entregar conteúdo de qualidade, o seu negócio será bem sucedido. 

Não existe segredo ou mágica para ter bons resultados no Instagram. No entanto, existem práticas testadas e comprovadas que, se aplicadas de maneira adequada, resultarão em sucesso. 

Assista ao vídeo Desvendando o Instagram, com Bruna Monteiro, Analista de Marketing Digital da Loreal Luxo.