Líderes empresariais em todo o mundo estão lutando para sobreviver durante a pandemia do Coronavírus. Diante de tantas incertezas, a Bim Distribuidora se reinventou para enfrentar essa crise, considerando que a saúde e o bem-estar de seus colaboradores e clientes devem ser a principal prioridade. 

O apoio dos diretores e coordenadores da Bim foi fundamental para dar continuidade ao trabalho dos vendedores, representantes de vendas e demais funcionários. Afinal, todos precisavam pagar suas contas, por isso estavam apreensivos frente ao cenário incerto para os negócios.

A Bim Distribuidora em tempos de pandemia

A Bim cuidou de cada um

Cada coordenador ligou para os integrantes de sua equipe para saber o que estavam sentindo naquele momento em que todo o país foi impactado com a pandemia. Ciente de que, por trás de cada colaborador há uma família que precisa ter suas necessidades básicas atendidas, os coordenadores foram sensíveis a situação de cada um.

Entendendo as dificuldades pelas quais estavam passando todos os envolvidos nos processos da empresa, a Bim Distribuidora decidiu manter todos os colaboradores. Alguns foram trabalhar no sistema home office, outros saíram de férias. Além disso, foi determinado que as equipes saíssem das ruas para garantir a segurança de todos.

Assim sendo, representantes e vendedores receberam os prêmios de venda, mesmo não tendo cumprido as metas. Isso levou mais tranquilidade para aqueles que estavam preocupados em perder sua principal fonte de renda.

A relação com os clientes

O isolamento social para evitar a transmissão do vírus levou as lojas a fecharem as portas por tempo indeterminado, gerando muita incerteza. Em consequência, muitos pedidos que estavam para serem entregues foram cancelados.

Diante dessa situação, a empresa resolveu prorrogar as duplicatas e negociar prazos. Os fornecedores continuaram acreditando no trabalho e lançaram novas campanhas. Os clientes voltaram e as vendas aumentaram.

A Bim se reiventou

Depois de garantir o bem estar de todos os trabalhadores e reforçar seu compromisso com os fornecedores, a empresa uniu forças para se manter forte e prosperar após esse choque sem precedentes. Assim, a comunicação foi reforçada para definir estratégias com foco na superação da crise.

As reuniões semanais passaram a ser diárias para determinar as novas normas de trabalho e precauções de segurança para a saúde e segurança dos colaboradores (uso de máscara e álcool gel).

Muitas soluções foram tecnológicas (como trabalho remoto), ou práticas (como turnos escalonados). A proteção dos clientes, outra prioridade, envolveu a introdução de novos processos e políticas, como práticas rígidas de higiene e novos procedimentos para o manuseio e entrega de pedidos.

Conexão com os clientes

Assim como os consumidores continuam buscando conexões entre si durante esta crise, a Bim também buscou se conectar melhor com os clientes.

De fato, com a equipe motivada e trabalhando com total dedicação foi possível impulsionar as vendas através de várias ações criativas. Assim sendo, o comércio eletrônico foi estimulado, bem como o delivery e as campanhas em redes sociais.

O marketing digital foi fundamental não apenas para manter o engajamento e impulsionar as vendas, mas também para estimular os clientes a continuarem lutando pela sobrevivência de seus negócios. Assim, com ações integradas e bem planejadas, a empresa obteve bons resultados.

O papel das Lives no Instagram

Os famosos eventos da Bim Distribuidora nos pontos de venda dos lojistas deram lugar para as lives no Instagram, devido ao fechamento das lojas. Sem dúvida, as ações de marketing da empresa foram decisivas para impulsionar o setor de cosméticos e perfumaria.

A Bim criou lives do #reciclabim no Instagram com o objetivo de estimular os lojistas a continuarem capacitando suas equipes para promover produtos nos canais digitais e assim eliminar o estoque.  

Isso aconteceu de forma autêntica para a marca ressoar em sua base de clientes. Portanto, foi criada uma oficina de treinamento de lives para preparar os colaboradores para um novo tipo de comunicação com os clientes.

Os representantes, parceiros e fornecedores usaram suas habilidades para levar conhecimento e atualização, encorajando os clientes a usarem o Instagram. Assim, foi um sucesso a campanha do Dia dos Namorados e Dia das Mães. O número de pedidos aumentou tanto que o departamento de compras precisou ajustar os estoques.

Por fim, a Bim Distribuidora se reinventou para enfrentar a crise e para sair dela ainda mais forte, graças à visão de sua diretoria no sentido de priorizar o bem estar dos seus colaboradores e clientes, servindo de inspiração para o mundo dos negócios.


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