Alguns meios de comunicação que a internet trouxe hoje em dia são bastante eficientes, como é o caso do podcast.

De maneira muito simples, essa mídia pode servir para diversas finalidades, incluindo aí ajudar nas vendas de um e-commerce, por exemplo, sendo uma ponte muito interessante entre a empresa e os seus clientes.

Vamos saber, então, como usar bem esse tipo de material em seu negócio online?

O que é?

Por definição, um podcast é um material em forma de áudio, que apresenta algumas características semelhantes ao rádio, por exemplo. A diferença para um rádio normal? É que o conteúdo fica ali, disponível para o público a qualquer momento que alguém quiser escutar.

Outra peculiaridade desso podcast é que o seu conteúdo é produzido sob encomenda, ou seja, com um planejamento prévio para abordar determinados assuntos.

Se é para definirmos melhor o que seria um podcast, podemos dizer que ele funciona com o conceito de áudio marketing. Em suma: a possibilidade de pessoas, empresas e instituições em geral levarem ao público informação de todos os tipos.

Não é à toa que hoje em dia, podemos encontrar podcasts com diversos temas, alojados em muitos sites e plataformas por aí.

Para que serve?

Basicamente, podemos dizer que os podcasts são uma forma simples (mas, muito eficaz) de compartilhar conteúdo. Escolhe-se um tema qualquer, e cria-se um programa para passar aquela determinada informação.

Outra vantagem desse tipo de conteúdo virtual é que é possível investir em novas maneiras de conhecimento, o que é muito bom para quem trabalha com e-commerce.

Para que a jornada de compra dos clientes seja a mais produtiva possível é necessário que tudo seja entregue com qualidade, especialmente, conteúdo. Com um podcast atrativo, um e-commerce pode atrair a atenção do consumidor, oferecendo boa informação.

Ganha o cliente (que acaba sabendo mais sobre determinado assunto) e o empreendedor virtual (que terá mais uma ferramenta para aumentar sua base de clientes).

O conteúdo oferecido em podcasts pelos e-commerces pode, inclusive, fornecer notícias relacionadas àquele determinado nicho de mercado, como uma espécie de “jornal” para o cliente acessar.

Como criar?

A criação de um podcast passa, primeiramente, pelo planejamento que precisa girar em torno do objetivo da ferramenta (no caso de um e-commerce, fidelizar o máximo de clientes possíveis e conquistar cada vez mais audiência).

Pra isso, vale a pena pesquisar sobre o público que você quer atingir, como deixar o assunto abordado minimamente interessante, além de criação da Landing Page da plataforma, bem como um roteiro bem estruturado (tipo: início, CTA – Chamada Para Ação – , meio, CTA, encerramento).    

Após isso, virá a gravação propriamente dita, que terá que ser feita em um local com boa acústica e conforto para os participantes (sejam os apresentadores do podcast, sejam os convidados).

Em seguida vem a edição, onde terão que ser mantidas as melhores partes, e retiradas aquelas que não necessariamente contribuem de maneira significativa para o tema proposto.  Importante haver um backup da gravação original, caso ocorra algum problema.

Depois, vem a publicação (que pode ser feita em plataformas como SoundCloud ou o Spotify), e a divulgação, que pode ser feita no próprio site do seu e-commerce.

Dicas finais

Para que o seu podcast tenha o alcance necessário, uma das dicas é sempre tentar convidar experts na sua área. Trabalha na área de cosméticos? Então, tente trazer para os programas maquiadores e cabeleireiros com certa fama e reconhecimento entre público.

Importante também sempre produzir conteúdo que seja minimamente organizado, tendo sempre um direcionamento correto, focado no tema, e trazendo conteúdo positivo para seus clientes.

Outro ponto a ser levado em consideração é não falar somente da sua empresa no podcast. Claro, a maior intenção dessa ferramenta é atrair clientes para a sua empresa, porém, um podcast não pode ser uma propaganda ininterrupta de 30, 40 ou mesmo 50 minutos. Os clientes querem também conteúdo informativo, e é isso o que deverá ser oferecido.

Esperamos que essas dicas tenham sido úteis, e comece já a fazer o podcast de sua empresa. É mais um excelente meio de atrair clientes para o seu negócio.