Os chamados influenciadores digitais têm se tornado cada vez mais presentes no mercado online como um todo. Afinal, essa é uma das formas mais eficazes de uma empresa ganhar mais visibilidade no ambiente do e-commerce.

O crescimento da importância desses influenciadores é algo, portanto, pra ficar atento, e saber como se aproveitar disso.

O que esses profissionais podem trazer de benefício para o seu negócio?

Em primeiro lugar, é preciso ter ciência de que os clientes (especialmente os que compram na Internet) estão cada vez mais exigentes. Então, muitas vezes, pra dar aquele “empurrãozinho” na decisão da compra, o consumidor pode ser influenciado por alguém com autoridade naquele nicho de negócios.

As vantagens de se aliar a influenciadores digitais são muitas, como, por exemplo, alinhar a linguagem do seu marketing com o que o seu público-alvo fala. Não é raro acontecer de uma peça publicitária ser muito bem elaborada, mas não atingir o público desejado justamente por erro na comunicação.  

Inclusive, nós já citamos aqui no blog da Bim essa tendência positiva dos influenciadores digitais como algo a ser considerado nos dias atuais, e também já falamos sobre esse assunto recentemente em nosso canal do YouTube.

Portanto, é válido analisar a viabilidade de se aliar a influenciadores digitais, já que estes possuem um público engajado e fiel, que está sempre presente na web. Um público, por sinal, que pode vir a conhecer sua empresa.  

Os influenciadores digitais em meio à pandemia atual

Desde que a atual pandemia começou, uma das dúvidas mais frequentes no meio do empreendedorismo digital foi como as empresas conseguiriam passar por essa turbulência, mesmo aquelas que já estivessem inseridas no e-commerce.

A resposta foi bem rápida, e muitas apostaram em novos formatos e possibilidades, como fazer lives e vídeos corriqueiramente em suas mídias sociais para continuar se comunicando e se engajando com o seu público.

Nesse sentido, uma área que vem ganhando ainda mais atenção é justamente a do marketing de influência (ou simplesmente dos influenciadores digitais, como queira). Isso porque os consumidores, dispondo de mais tempo livre em casa, estão fazendo pagando contas e comprando diretamente na Internet.

Ou seja, existe um público cada vez mais engajado na rede, que estão mudando os hábitos de consumo, e isso pode ser a oportunidade perfeita para ter um digital influencer como aliado na hora de atrair mais clientes.

Algumas adaptações necessárias

É verdade que o a importância dos influenciadores digitais está crescente (principalmente nos dias atuais)., porém, mesmo assim, quem trabalha na área viu a necessidade de fazer certos ajustes, especialmente na forma e no teor da comunicação com o público.

Um dos pontos que mais tem ressaltados por esses profissionais é o do consumo consciente. Em suma, empresas que mostrem algum trabalho social ou que se envolvam em campanhas solidárias têm mais chances de alcançar um público maior e mais diversificado.

Sem contar que, pelo fato de estarmos em isolamento social devido à pandemia, ganha pontos com os clientes quem oferecer opções criativas de entretenimento ligado ao nicho do qual a empresa pertence (tipo, dica de filmes sobre determinado tema, e por aí vai). A linguagem utilizada pelos digital influencers ajuda muito, pois, geralmente, usam uma comunicação dinâmica que todos entendem.

Atualmente, o papel dos influenciadores na web engloba conscientização e entretenimento, e unir essas questões com o seu e-commerce ajudará a mais pessoas conhecerem seu negócio com esse tipo de parceria. Afinal, com cada vez mais pessoas consumindo na Internet, quanto mais visibilidade, melhor.

Só fique atento para se aliar a um influenciador que esteja alinhado com os ideais da sua empresa, até para que não haja discrepância na comunicação entre os públicos de vocês. Com isso em mente, é se juntar com alguém que agregue valores ao seu empreendimento, e ver mais clientes conhecendo sua empresa.