Para que as marcas permaneçam no mercado atual (independente do nicho ao qual pertençam), elas precisam de algum diferencial. Um bom exemplo que podemos dar aqui é a empresa italiana Benetton, especializada em moda e acessórios em geral.

Além das cores vibrantes e do estilo sempre jovem que fazem parte do DNA da Benetton, a marca também é conhecida por conta de suas campanhas polêmicas, cheias de críticas sociais. E, acredite: faz muito sucesso.

A marca expressa em suas fragrâncias seus principais valores. Criar perfumes que inspirem é o objetivo da Benetton. Assim, a empresa procura proporcionar às mulheres momentos refrescantes e cheios de vida.

Vamos, então, conhecer os segredos dessa marca que ainda dá muito o que falar.

Como tudo começou

O início dessa história começa com os irmãos Giuliana e Juliano Benetton, mais precisamente em 1963, quando ela costurava roupas e ele as vendia nas proximidades de sua casa. Quando compraram uma máquina de tecer malhas de tricô, passaram a vender essas peças nas lojas da cidade onde viviam (Ponzano Veneto), e o sucesso foi tamanho que conseguiram montar sua própria empresa 2 anos depois, a Maglificio di Ponzano Veneto dei Fratelli.

Inclusive, nesse início de carreira, ambos os irmãos (especialmente, Juliano) já demostravam que estavam à frente de seu tempo, incorporando algumas inovações ao seu negócio, como aprender com a experiência dos vendedores das lojas, conceder descontos a pagamentos à vista, adaptar máquinas de segunda mão para baratear a produção, etc.

E, tudo esse esforço deu certo, já que o estilista francês Lison Bonfils passou a colaborar com o grupo em 1966, e a loja própria da Benetton seria inaugurada pouco tempo depois. O público jovem, devido ao mote das roupas de malha super coloridas, foi o alvo da marca, que sempre tentou ficar antenada e próxima a essa parcela de consumidores.

Nas décadas seguintes (especialmente nos anos 80 e 90), a marca alcançou o mercado mundial, lançando outros produtos além de roupas, como relógios e perfumes  Neste último caso, o pontapé inicial foi o Colors, lançado em 1987.

A polêmica como estratégia de marketing

Para se manter no mercado, a Benetton viu que precisa se uma pouco mais ousada na apresentação dos seus produtos (afinal, o público-alvo dela são os jovens). Com isso, algo que se tornou praticamente indissociável da empresa são as campanhas com críticas sociais bastante fortes.

Do racismo à AIDS, passando pela guerra e pela violência urbana, vários foram os temas abordados nas publicidades da Benetton. Com isso, além de atrair um público mais jovem e engajado, ainda conseguiu a atenção de vários órgãos de comunicação, “chocados” com essas campanhas.

Apesar de algumas dessas polêmicas terem feito a empresa entre em acordo com certas instituições para evitar processos, é notório que a estratégia, em geral, deu certo, e a marca se firmou como uma das mais conhecidas no mundo.

Os clássicos da marca

  • UNITED DREAMS TOGETHER MASCULINO

Essa fragrância masculina é bem suave, com aromas de bergamota e tangerina. O frasco possui um designer arrojado, com uma coloração azul que evidência a sua transparência.

  • UNITED DREAMS TOGETHER FEMININO

Esse perfume veio para completar a linha United Dreams, sendo voltado para o público feminino. Trata-se de uma fragrância frutada com aromas de bergamota, groselha pera e pêssego. Um perfume forte, ideal para quem gosta de aromas mais marcantes.

Visualmente, temos aqui praticamente a versão feminina do item anterior, com a diferença que a cor principal aqui é o rosa. Ambos, inclusive, ótimos para serem dados de presente.

  • COLEÇÃO SISTERLAND

Benetton criou uma comunidade onde você pode fazer parte de uma amizade inclusiva, poderosa, empática, profunda e real, uma amizade Sisterland. A coleção é composta de cinco perfumes: Pink RaspeberryRed RoseGreen Jasmin, Blue Neroli Yellow Peony.

Benetton lança Colors Black e Rose Intenso

Para celebrar a diversidade, Benetton lança um perfume feminino e outro masculino com muita cor para mostrar que podemos estar juntos apesar de nossas diferenças. Confira agora as características de ambas as fragrâncias.

Colors Black Intenso foi elaborado para homens sem preconceitos que respeitam todas as raças e culturas. A fragrância é amadeirada oriental com notas cítricas. O frasco inspirado em um spray de grafite e a tampa preta, completam o design desse perfume urbano e moderno.

Por outro lado, o perfume Colors Rosé Intenso foi formulado com notas florais, sendo um verdadeiro buquê floral feminino. As notas gourmand acrescentam mais personalidade em fusão com a sensualidade do almíscar doce. Já o frasco na cor rosa é delicado e encantador.