Chegou a hora de vermos alguns números relacionados ao Dia dos Namorados no setor varejista. Essas informações, nunca é demais frisar, são úteis para melhorar estratégias e planejamentos no futuro, especialmente nas próximas datas comemorativas.

Sem mais delongas, vamos aos dados, que, como já é de praxe por aqui, tem como base os cadastros da Social Miner.

Visitas por gênero e categoria

Começando primeiro com a quantidade de visitas nos portais tomado por parâmetro o gênero dos usuários. Interessante notar que, pelo menos, neste mais recente Dia dos Namorados, mais homens acessaram o varejo eletrônico que as mulheres, representando um total de 57,68% dos clientes a visitarem esses sites.

Já, quando se trata de categoria, o setor de beleza (que é o mais importante pra mnpos) ficou em terceiro lugar, com cerca de 19,40% dos acessos, superado pelos setores de eletrônicos e informática, e de moda e acessórios.

Ou seja, percebe-se que, mesmo nesse período de quarentena devido à pandemia, ainda assim, a área de beleza (cosméticos e perfumaria em geral) continua sendo uma das mais procuradas pelos consumidores. Isso mostra que realmente vale a pena investir em e-commerce nesse setor, de modo que haverá sempre uma boa parcela do público ávida por consumir esses produtos.

E, pra finalizar esse tópico, unindo ambos os dados (visitas por gênero e por categoria), percebe-se que uma quantidade muito maior de mulheres acessou lojas virtuais (quase 90%, por sinal). Isso mostra que a publicidade e propaganda para e-commerces nesse setor precisam, mais do que nunca, terem como público-alvo o feminino.

Visitas em relação ao tipo de dispositivo

Entre ano, sai ano, e o celular continua a fazer parte incessantemente da vida das pessoas, principalmente, no que se refere ao consumo. Contudo, talvez devido ao fato de boa parte das pessoas estarem em casa, o acesso maior a portais neste Dia dos Namorados foi por desktop (uns 63% do total), em relação a dispositivos mobile, com 36% de acessos aproximadamente.

Mesmo assim, é importante frisar que, apesar desse componente do isolamento social pelo qual estamos passando, o acesso a aparelhos móveis cresceu cerca de 1.3 pontos percentuais em relação ao ano passado.

Além disso, importante frisar esses números mostram vantagem do desktop durante a semana, mas sábado e domingo a quantidade de acessos nele e nos dispositivos mobílie se mostrou equilibrada, mostrando que o uso dos celulares para compras é muito forte.

Em suma, mesmo que os números não sejam excepcionais em relação aos acessos mobile, é preciso entender diversos fatores envolvidos para chegar à conclusão que investir num site responsivo para o seu público é sim uma ótima estratégia. Assim, você poderá continuar atraindo mais clientes, que poderão acessar sua plataforma por meio de qualquer dispositivo.

Aquisição de novos cadastros

Esse mais recente Dia dos Namorados também mostrou que datas comemorativas são uma ótima oportunidade para conseguir leads, já que muitos visitantes chegam à sua plataforma atraídos por ofertas ligadas a esse evento específico.

Ou seja, ter uma estrutura correta para sempre conseguir abarcar novos cadastros (independente se é uma data especial ou não) é essencial para o crescimento de todo e qualquer e-commerce. Nesse sentido, mais uma vez, o setor de beleza mostrou um bom resultado, ficando em terceiro lugar na quantidade total de cadastros, com cerca de 17%.

Tão resultado na captação de leads, pelo visto, foi importante, pois, de acordo com a Social Miner, a quantidade de vendas no setor de beleza ficou em segundo lugar, com mais de 20%.

Esses números são fundamentais para vermos o que está dando certo no e-commerce em geral, e especificamente no setor que compreende cosméticos e perfumaria, Assim, dá pra se programar de maneira adequada, não só para outras datas comemorativas, mas, para o dia a dia de seu empreendimento.  


Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.