Existem algumas pessoas que são sumidade em determinados assuntos, cuja experiência permite que sejam autoridades a respeito de certos temas. No ramo da perfumaria, por exemplo, um dos que se destacam é, sem dúvida, Ricardo Assi.

Sommelier de fragrâncias da marca Lancôme e especialista nacional em fragrâncias da L’Oréal Luxe, Assi foi galgando sucesso no setor com muito profissionalismo, e hoje se tornou um dos maiores especialistas do mundo na área, frequentemente sendo consultado para dar dicas a respeito de qualquer assunto que envolva perfumaria.

Obviamente que ele também sabe como as perfumarias podem vender mais. E, são algumas dessas dicas que mostraremos a seguir.

Importante ter itens para diversos tipos de público

Para os leigos de plantão, perfume pode ser tudo a mesma coisa, mas não é. O próprio Ricardo Assi já deu inúmeras dicas a pedidos de sites e portais especializados em perfumaria afirmando que existem certos tipos de produto para cada cliente.

Por exemplo, há aqueles consumidores mais tímidos e discretos que preferem fragrâncias mais sóbrias e minimalistas. Ao passo que para aqueles clientes que são mais comunicativos e expansivos, vale fragrâncias mais frutadas e alegres.

O ideal, de acordo com Assi, é que toda perfumaria tenha produtos para todos os estilos de público, pois, dessa forma, ela poderá atender a diversas demandas de mercado, e ser uma referência no setor.

Um adequado armazenamento dos produtos é fundamental

Muitas perfumarias talvez não se deem conta, mas, os perfumes são produtos que precisam ser expostos e armazenados em determinadas condições. Isso ajuda o produto a manter sempre a sua fragrância intacta e evita perdas no setor de estoque, por exemplo.

De acordo com Ricardo Assi, perfumes precisam ficar longe da luz e do calor, já que ambos os elementos podem oxidar as fragrâncias, chegando até mesmo a alterar as notas.

Portanto, para evitar perda de produtos na loja e o lucro ser maior, o mais recomendado é que os perfumes sejam expostos e estocados em locais corretos, preferencialmente com pouca luz, e com temperatura amena.

Investir em marcas consagradas dá visibilidade ao seu empreendimento

Se tem uma coisa que Ricardo Assi faz (e muito bem) é sempre falar das melhores e mais consagradas marcas de perfumes. A partir do momento em que ele dá alguma opinião sobre um produto de uma grade linha na área de perfumaria, isso dá mais visibilidade e notoriedade ao seu trabalho.

E o mesmo pode ser dito com relação às perfumarias em si. Claro, nem todas as marcas mais conhecidas possuem, de fato, os melhores perfumes. Mas, se você conseguir unir o útil ao agradável (ou seja, marcas bem conhecidas e que vendem bastante, com produtos de ótimo qualidade), certamente a sua perfumaria terá um lucro muito bom.

Estar em vários canais digitais reforça as vendas

Ricardo Assi ter perfil no Linkedlin, no Instagram e aparece com frequência em canais patrocinados no YouTube. Em suma: ele está mostrando o seu vasto conhecimento na área de perfumaria em diversos canais na web acessados por milhões de pessoas em todo mundo.

E esse é outro ponto que a sua loja de perfumes precisa ter: presença em alguns dos principais canais de comunicação da web, especialmente nesse período de pandemia em que vivemos, onde os negócios online ganharam muita força nos últimos meses.

Portanto, crie perfis nas redes sociais da sua perfumaria, tenha blog, e invista nesses canais de divulgação, fazendo até mesmo negócio online diretamente a partir deles. Estar antenado com a alta tecnologia e as tendências do mundo moderno pode ser de grande auxílio para a sua imagem (exatamente assim como Ricardo Assi faz).