O mercado de cosméticos, de um modo geral, vem se expandindo bastante com o passar dos anos, fazendo com que muitas empresas surjam nesse meio tempo, e conquistem seu espaço dentro desse nicho.

Uma das mais significativas que apareceram no Brasil, por exemplo, é a Lola Cosmetics, fundada em 2001, no Rio de Janeiro, e que já é uma das marcas preferidas de muitos influenciadores digitais que trabalham nesse ramo.

Vamos saber mais sobre ela?

História da Lola Cosmetics

Como já dissemos, a empresa nasceu em 2011, tendo sido fundada por Dione Vasconcellos, que chamou a irmã Jaqueline (atual diretora financeira) e seu cunhado Milton Taguchi (diretor industrial) para fazerem uma parceria.

A proposta inicial da Lola Cosmetics era simples, porém, chamativa em termos de mercado: oferecer uma visão que fosse inovadora com relação à saúde capilar para todos os tipos de cabelo, sem distinção.

Dione  foi visionária ao perceber que o mercado de beleza não somente estava consolidado, como também crescia a olhos vistos. E uma das propostas inovadoras da marca foi fabricar produtos que fossem 100% veganos, sem nenhum derivado de animais, e também sem a presença de produtos que prejudicam o cabelo como um todo.

O sucesso foi tanto, que em 2016, a empresa cresceu cerca de 200% em vendas. E muito desse sucesso se deve ao fato de que a marca está bastante presente nas principais redes sociais, o que ajudou a marca a se consolidar entre alguns dos mais populares influencers dessas mídias, em especial, no YouTube.

Pioneirismo nas tendências

Um dos grandes méritos da marca foi mostrar ao público que podem, sim, existir produtos para todos os tipos de cabelo, sem nenhuma discriminação. Isso acaba não somente gerando um marketing muito positivo, como também amplia (e muito) o público-alvo.

Por exemplo, a Lola foi uma das marcas pioneiras a introduzir produtos exclusivos para cabelos cacheados para serem utilizados nos métodos No e Low Poo, que são menos agressivos, e dão um resultado muito bom. O sucesso mostrou que muitos consumidores queriam isso mesmo: produtos mais naturais e personalizados.

Outra inovação das boas que a marca utilizou muito bem foi a tendência da multicanalidade. Neste caso, os produtos da Lola Cosmetics começaram a ser encontrados em diversos lugares: farmácias, lojas de departamento, e-commerce e lojas de conceito em geral.

Mas, não só. A marca também apostou em outro conceito muito importante, que foi o de multicategoria. Nesse caso, ela passou a investir em uma linha corporal e de maquiagem (cuja composição é de ingredientes vegetais e ativos orgânicos), ampliando o leque de produtos oferecidos ao consumidor.

Também investiu em multigeografia, com a chamada internacionalização das vendas, não se restringindo somente a Rio de Janeiro ou Brasil. Portugal, Espanha e França são alguns dos lugares onde a marca pode ser encontrada também.

Personalização e criatividade nos produtos

Além disso, a empresa investe em outras questões que podem parecer muito simples, mas, que fazem toda a diferente em termos de consumo. Um bom exemplo disso é que muitos dos produtos da marca possuem nomes divertidos, como um condicionador que se chama Comigo Ninguém Pode, ou mesmo um spray antifrizz de nome Liso, Leve e Solto.

Tem ainda as embalagens desses produtos, que são modernas e irreverentes ao mesmo tempo, possuindo pin-ups inspiradas e funcionárias da própria empresa ou mesmo de pessoas da família. A linguagem utilizada nesses produtos (típica das redes sociais), ajuda bastante a identificação de um público mais antenado com as novas tecnologias.

Com todas essas qualidades, e mostrando que se trata de uma marca moderna, que dialoga com o público de hoje, ter os produtos da Lola em sua loja é sinônimo de sucesso na certa!


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