Dentre as inúmeras redes sociais que temos, o Instagram vem ganhando um espaço enorme. Também pudera. Trata-se de um ambiente perfeito para fazer todo e qualquer tipo de publicidade.

No caso do ramos de cosméticos e beleza em geral, ele pode ser uma ferramenta muito úrtil. Vamos descobrir como?

Crie conteúdos educativos e que causem engajamento

Todo e qualquer conteúdo feito para essa rede precisa ter como pontos fortes três coisas básicas: educar, entreter e inspirar seus seguidores. Isso porque são essas questões que farão com que a conta da sua empresa segue seguida pelo maior número possível de clientes.

Uma boa dica é fazer uma pesquisa para saber quais são as principais dúvidas do seu público-alvo em relação a certos produtos, e produzir conteúdo que possam informar, ao mesmo tempo em que você está vendendo aquele item em si.

Mas, cuidado: é um erro querer “vender em todas as suas postagens”. Lembre-se: o principal intuito das redes sociais é estabelecer conversas e relacionamentos entre as pessoas. Como fazer? Coloque uns 80% de posts informativos, e só uns 20% que estejam realmente vendendo algo diretamente.

Faça a criação de vídeos a respeito dos produtos que vende

Uma excelente maneira de expor os itens de sua loja é fazendo vídeos, o que aproxima bastante o cliente de sua loja. Importante que esse material apresente alguns detalhes que possam elucidar dúvidas dos clientes, além, é claro, de mostrar quais as vantagens de determinado produto.

Com isso, seu estabelecimento será bem visto pelo público, que, em geral, adora esse tipo de conteúdo, especialmente, quando ele se atém aos benefícios que aquele item traz ao cliente.

E exposição de um produto deve ser feita dessa maneira, ou seja, com o intuito de ajudar e orientar o público.

Faça uso de hashtags e tente ser o mais visto possível

As chamadas hashtags são basicamente as palavras-chaves usadas nas redes sociais, e precisam ser usadas de acordo com o nicho de sua loja (no caso, cosméticos e beleza em geral), além de ter a ver com o que está sendo publicado.

Também dá pra fazer algumas variações das hashtags (com ou sem acento), e escolha várias delas (umas 30) para serem colocadas no comentário da postagem, e não na legenda da publicação.

Essa questão mostra que é preciso ser visto nas redes sociais, e as hashtags são apenas uma ferramenta para que as suas publicações sejam encontradas pelas pessoas. Faça a experiência, por exemplo, de postar em diversos horários do dia, e analise os resultados.

Faça a criação de “chamadas” para as ações

É também importante ficar atento ao fato de que cada post precisa ser estratégico dentro do seu Instagram, se possível, incluindo uma “chamada para ação”, ou seja, uma orientação para mostrar ao cliente o que ele deve fazer a partir daquele post.

A partir do momento em que você chama a atenção de seus seguidores, é você quem tem que “direcionar a relação”, digamos assim. Um bom exemplo disso é enviar o cliente que acabou de acessar o post para o seu conteúdo gratuito, ou mesmo para um lugar que tenha informações importantes a respeito de sua loja.

Assim, você pode até conseguir o e-mail do usuário, e até construir um relacionamento para futuras ações de marketing. Assim, estará transformando consumidor em cliente propriamente dito.

Faça parcerias estratégicas, especialmente, com formadores de opinião

Unir-se a parceiros de sua área, ou mesmo a formadores de opinião com relativo alcance (como criadores de conteúdo em plataformas como o YouTube) ajuda mais ainda a ampliar o leque de seu público-alvo.

São alianças que ajudam a divulgar ainda mais o seu negócio, da mesma forma que também amplia o público do formador de opinião em questão.

Para encontrar que esteja de acordo com a política do sua empresa, pesquise nas próprias redes sociais, em seu nicho, pessoas que produzam conteúdo, e que tenham um público relativamente alto.