Não temos certeza até quando o isolamento em decorrência do coronavírus irá durar. Certamente, é uma situação difícil, onde todos estão sendo prejudicados, inclusive, quem possui uma comércio em qualquer setor.

Porém, mesmo nessa situação, algumas alternativas podem ser viáveis para superar essa crise com o mínimo possível de prejuízo. É o caso do crescimento do e-commerce, por exemplo. Assunto esse que discutiremos melhor a seguir.

O e-commerce como forma de atender o cliente

A questão envolvendo a quarentena devido ao Covid-19 tem modificado bastante os nossos hábitos (especialmente, de higiene), mas também com relação a certas atividades cotidianas, que até bem pouco tempo atrás, eram como comuns, como estar em locais com muita aglomeração.

Hoje em dia, por não ser mais possível (pelo menos, por enquanto) ficar em locais que tenham muitas pessoas, o que algumas empresas estão fazendo para atender a sua clientela? Simples: estão apelando para o meio virtual, ou, mais especificamente falando, para o e-commerce.

Se fosse antigamente, realmente, essa seria uma solução inviável, mas, lembre-se: hoje em dia, dá pra comprar praticamente qualquer coisa usando a Internet. E, como o comércio eletrônico vem  crescendo a olhos vistos tanto aqui no Brasil, quanto lá fora, expandir sua loja física para um e-commerce (ou já começar nesse meio) é uma ótima pedida para esses tempos.

Como investir num bom e-commerce agora?

É essencial que, antes de qualquer coisa, você possa, literalmente, “reeducar” os seus clientes, especialmente se eles eram acostumados única e exclusivamente com a sua loja física. Se por acaso, você já tinha um ambiente virtual para a sua loja, ótimo. Se não, ache uma maneira de apresentar esse ambiente ao seu público da forma mais atrativa possível.

Nesse sentido, você pode usar desde estratégias comuns, como e-mail marketing, até mesmo ligações para aqueles clientes que deixaram seu telefone, e autorizaram a ligação da sua loja, evidentemente.

Em suma, mesmo que a sua loja física precise ficar fechada por algum tempo devido à quarentena, você não deixará de vender, podendo até mesmo colocar os seus empregados em home Office para atenderem os clientes de casa mesmo.

Dicas para incrementar seu e-commerce

É necessário ter alguns diferenciais em relação à concorrência, especialmente quando se trata da “cara” que a página do seu e-commerce terá. Um bom exemplo disso é proporcionar “vitrines” atraentes para quem acessar sua loja virtual, mostrando, de maneira bem visível, aqueles produtos mais relevantes (geralmente, os mais vendidos).

Outra forma de deixar esse ambiente mais aconchegante para o cliente é propiciar uma busca inteligente no site, pois, dessa forma, o usuário poderá achar o que quiser de maneira bem mais rápida e eficiente.

Com relação à oferta de alguns produtos, veja quais são aqueles que podem realmente ser entregues na residência do cliente, e reorganize cada um para que eles fiquem no maior destaque possível.

Imprescindível também saber de que maneira as transportadoras estão trabalhando neste momento para garantir que o produto seja, de fato, entregue sem maiores complicações. Evidentemente que é preciso colocar as condições da compra online bem nítidas para que não haja divergências, ou conflitos com os clientes.

Conclusão

Neste momento de incertezas, é necessário buscar alternativas para que os prejuízos em sua loja sejam os mínimos possíveis. Não dá pra atender os clientes fisicamente em sua loja? Então, faça uso das principais estratégias de e-commerce e abra um canal online para o seu público continuar comprando os seus produtos.

Esse período de turbulências irá passar, e, pelo menos, com essas estratégias, sua loja não ficará no prejuízo, e você terá aberto mais um canal de comunicação com o seu público, mesmo diante desse isolamento social.