Um empreendimento de sucesso é feito de diversos fatores, entre eles, ter uma equipe alinhada com os princípios da empresa, dedicada, e muito bem informada.

Em muitos casos, inclusive, uma empresa não desponta de maneira positiva no mercado justamente porque não se investiu numa equipe forte e capacitada.

E, um empreendimento que certamente precisa de um time altamente especializado é a perfumaria. A seguir, algumas dicas de como conseguir isso.

Planejamento de vendas é fundamental

Pode ser numa única reunião de apresentação, com reforço em encontros mensais, porém, é necessário deixar bem claro para os vendedores a atuação delas na perfumaria. A clareza desses objetivos fará com que os resultados deles sejam melhores.

Por isso, um dos pontos de um bom planejamento que tenha como foco sua equipe é fazer com que ela fique devidamente familiarizada com o conceito de metas. Nesse sentido, ser transparente a respeito da importância de atingir determinados objetivos é imprescindível.

Nessa área do planejamento ainda, uma das coisas a serem levadas em consideração também é a delimitação das métricas usadas para monitorar a produtividade da equipe. Define isso com antecedência, e exponha da melhor maneira possível para o pessoal da loja.

Ouvindo as sugestões da equipe

A relação, mesmo que seja entre patrão e empregado, precisa, sob certo ponto, seguir uma via de mão dupla. Nesse caso, dá pra aumentar as vendas da perfumaria, entre outras coisas, escutando as idéias que a sua equipe tem em mente.

Até mesmo porque, muitas vezes, os gestores estão tão focados em uma única maneira de fazer as coisas, que outras formas de aumentar a produtividade da loja podem estar passando despercebidas.

Portanto, ouvir o que o pessoal tem a dizer pode ser uma ótima maneira de melhorar as vendas, além de dar mais confiança à equipe, fazendo até mesmo com que ela se sinta incluída em todo esse processo.

Valorizando os bons resultados

O reconhecimento de um trabalho bem feito da equipe é um enorme incentivo para que todos continuem fazendo o trabalho certo. Muitos gestores precisam internalizar que a motivação é um dos fatores que mais ajuda um grupo a se desenvolver.

Além disso, a valorização de um resultado bem sucedido ainda incentiva aqueles membros que ainda estão um pouco desmotivados e reticentes a se empenharem.

Então, o mote aqui pode ser criar metas e reconhecer depois os resultados positivos. Feedbacks e premiações dos mais variados tipos podem fazer parte desse reconhecimento.

Treinamentos constantes são fundamentais

A renovação de conhecimento, especialmente nessa área de perfumaria, é importantíssima para que a sua equipe saiba trabalhar bem o contato com o cliente. Sempre estão chegando novos produtos, com novas fragrâncias, e um público ávido por consumir essas novidades.

Ou seja, a capacitação para as tarefas que foram delegadas anteriormente ajudam o trabalho ficar mais eficiente em todos os sentidos.

Porém, não precisam ser somente cursos e treinamentos no setor de perfumaria, e sim, algo que tenha a ver também com melhorar e adquirir novas habilidades de vendas e atendimento ao cliente em geral.

Melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho

Ao contrário do que muitos pensam, investir em qualidade de vida numa empresa não é gasto, e sim, algo que gera produtividade, já que a equipe, em condições assim, encontra-se mais disposta e mais apta a fazer a sua parte.

E dá pra promover um ambiente saudável para a sua equipe de diversas formas, desde fazer palestras com temas ligados à nutrição, à exercícios laborais alguns minutos por dia no horário do expediente.

Um local mais saudável é motivador para qualquer um se empenhar um pouco mais.

Adotando a gamificação das vendas

Esse é um termo que vem do inglês (gamification), e que se trata basicamente de utilizar mecânicas e características específicas de jogos com o objetivo de engajar, motivar e facilitar o aprendizado da equipe como um todo.

Para fazer esse processo de gamificação, basta fazer alguns passos. Primeiro, faça uma espécie de diagnóstico do público interno da perfumaria. Conhecendo o perfil dele, dá pra conhecer melhor os comportamentos e expectativas do grupo. Assim, dá pra criar jogos que causem interesse nos participantes.

Depois, defina o propósito do jogo, seja para treinar novos colaboradores na equipe, seja para se focar nas vendas de um produto específico (tipo, um novo perfume chegando ao mercado, e que promete ser um estouro de vendas).

Em seguida, basta criar metas, e, por fim, mensurar resultados, que deverão estar ligados aos incentivos que citamos anteriormente, premiando aqueles colaboradores que se saíram melhor.