Analisar resultados de campanhas passadas é importante para estruturar o futuro de muitas lojas. Recentemente, por exemplo, tivemos o chamado Dia do Consumidor, que aconteceu no dia 15 de março, e que foi uma data bem interessante para o comércio em geral, especialmente, para o varejo.

De acordo com pesquisa da Social Miner, mais de 60% dos consumidores entrevistas tinham ciência dessa comemoração, o que facilitou muitas lojas fazerem campanhas em cima disso.

Vamos saber mais o que ocorreu nesse dia?

Visitas online

Dos milhões de cadastros que a Social Miner possui, mais de 15% relacionados à beleza e saúde, e mais de 23% relacionados ao varejo de nicho. Verificou-se em relatórios que o número de visitas online às lojas aumentou exponencial, culminando no próprio dia 15.

A terceira área com maior número de visitas foi justamente o de beleza, ficando atrás apenas dos setores de eletrônicos e informática, e o de modas e acessórios. A maioria optou pelo uso do computador para comprar, em detrimento de dispositivos mobile.

Isso tudo quer dizer duas coisas. Primeiro, as pessoas estão cada vez mais conectadas na rede, e fazer campanhas via net é essencial nos dias de hoje. E, segundo, é necessário também que as empresas possam adaptar seus sites tanto para desktops, quanto para o mobile, pois isso certamente faz diferença na hora de atrair o consumidor.

Quantitativo de vendas

Como já se vem notando há alguns anos, a tendência é que o setor de beleza cresça em quantidade de vendas com o passar do tempo. E, esse recente Dia do Consumidor mostrou isso de maneira bem clara.

De acordo com registros da Social Miner, cerca de 37% do total de vendas foi justamente desse setor, ficando, inclusive, à frente de áreas como Eletrônicos e Informática. Por sinal, as mulheres compraram bem mais do que os homens no setor de beleza (quase 60% das vendas foram feitas por elas).

E, aqui temos outra questão bem interessante que precisa ser levada em consideração na hora de fazer campanhas para produtos dessa área: um foco atraente e eficaz para o público feminino. Claro, os homens também compram itens desse tipo, mas os números mostram que uma empresa no varejo tem mais chances de lucros se focando no nicho delas.

Fidelização do cliente

Um aspecto bem importante desse relatório mostrou que quase 5% dos consumidores que compraram nas lojas cadastradas haviam comprados nos mesmo lugares no evento de 2019.

Tudo bem, pode parecer um percentual pequeno, mas, ainda assim, é significativo para mostrar o quão importante é a fidelidade que o lugar precisa ter com os seus clientes.

É por isso que estratégias como email marketing, atendimento personalizado e um pós-venda eficiente acabam servindo para que o consumidor não se esqueça de um bom atendimento, e volte a comprar no mesmo lugar de antes.

Em suma, fique atento a essa possibilidade de manter um relacionamento duradouro com o cliente, pois acaba sendo algo mais fácil de que atrair novos consumidores.

Pagamentos facilitados

Sem dúvida, uma das coisas que mais fazem o cliente se sentir atraído a comprar numa loja é o quanto de facilidade ele terá em pagar determinado produto. De acordo com o relatório do Social Miner, por exemplo, mais de 90% dos consumidores preferiu parcelar suas compras no cartão de crédito, o que é bastante.

Ou seja, quanto mais facilitado o pagamento for, melhor. Inclusive, no ambiente online de sua loja, o recomendado é deixar várias opções, desde pagamento por boleto, até parcelamento no crédito em algumas parcelas.

 São medidas simples e que deixam a sensação no consumidor de que pode comprar a qualquer momento, sem grandes preocupações.

Agora, é pensar nessas estratégias no decorrer desse ano, e que venha o Dia do Consumidor 2021.


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