Perfumes são produtos que têm um público cativo, que sempre irão comprá-los como algo de necessidade básica. Por isso, lojas que vendem esse item precisam ficar atentas a essa demanda, e sempre ter um diferencial a mais para ter sucesso de vendas com esse material.

É aí que temos, por exemplo, lojas como a São Leopoldo, cujas estratégias para a comercialização de perfumes aos seus clientes têm dado muito certo. Tanto é que somente em dezembro passado, foram mais de 400 unidades vendidas (em uma única loja).

Vamos conhecer as dicas que ela tem a oferecer nesse quesito?

Organização do espaço físico

Certamente, um dos pontos mais importantes para quem comercializa perfumes é a respeito de como o espaço de sua loja é arrumado para comportar esses itens.

E, nesse sentido, a São Leopoldo mostra como fazer, já que uma das características dessa loja é justamente deixar o ambiente mais organizado possível para uma melhor visibilidade do cliente. Inclusive, uma dica muito interessa que é dividir os produtos por categorias.

Também é preferível separar os perfumes por gênero (ou seja, masculino, feminino e infantil). Dá até para marcar cada área com uma cor distinta, pois isso facilita a vida do público que entrar na loja, indo direto na seção que ele está procurando naquele momento.

Melhorando a experiência do cliente

Um dos pontos mais importantes para melhorar as vendas de qualquer produto (especialmente, perfumes), é conseguir fazer com que a chamada experiência do cliente seja a mais prazerosa possível.

Tomemos como exemplo, mais uma vez, a São Leopoldo, que faz questão de criar pontos extras de sua loja em dias específicos (como finais de semana, por exemplo), ou mesmo realizar eventos ligados à área na própria loja, pois coisas assim atraem positivamente a atenção do público.

Outra forma de conseguir proporcionar uma boa experiência ao público é colocar stands na entrada da loja com provadores, além de ter uma pessoa atendendo especificamente para oferecer a amostra grátis do produto. Dessa forma, o consumidor irá se interessar ainda mais em comprar na sua loja.

Treinamento de pessoal

Outra estratégia muito interessante da São Leopoldo para conseguir expandir o seu leque de vendas é a realização de treinamentos semestrais, com campanhas de incentivo para perfumistas, vendedoras e operadoras de caixa.

A área de perfumaria é uma que se encontra sempre em expansão, e, vez ou outra, novas informações surgem com o objetivo de facilitar ainda mais a convenção nas vendas.

Portanto, de tempos em tempos, vale a pena fazer treinamentos para incrementar o conhecimento de seus funcionários, especialmente quando se trata de saber detalhes de novos produtos que estão chegando em breve ao mercado.

Redes sociais e outras formas de propaganda

Não é novidade alguma que marketing via internet está dando muito certo. No caso da São Leopoldo, por exemplo, ela possui perfil no Facebook, e faz uso dele de diversas formas. Na verdade, qualquer rede social pode ser usada por lojas hoje em dia, seja para divulgar novos produtos, seja para fazer promoções exclusivas.

A São Leopoldo ainda fez mais, pois fez posts em muitas redes sociais somente sobre perfumes nos últimos meses do ano passado, intensificando a propaganda da loja.

E, falando em propaganda, a última dica dada pela loja é que ela colocou um outdoor específico de um perfume nas proximidades dela, o que também se mostra uma ótima estratégia, pois o cliente vê uma publicidade dessas, e logo em seguida, já está na loja.

Agora, é aproveitar essas idéias dentro das suas possibilidades e fazer como a São Leopoldo, sendo uma das grandes vendedoras de perfume de sua região.


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