Certamente há muitas ferramentas de marketing que conseguem alavancar os lucros de qualquer negócio. O chamado merchandising é um deles.

Basicamente, poderíamos dizer que se trata de um conjunto de proposições que visa expor melhor os produtos de uma loja em seu ponto de venda.

Quer saber mais a respeito, especialmente no que se refere ao varejo do ramo de beleza? Então acompanhe o texto.

Incrementando a experiência do cliente

A partir do momento em que você se preocupa em organizar melhor a sua loja com o objetivo de atrair a “curiosidade” do consumidor, na verdade, está também aprimorando aquilo que denominamos “experiência do cliente”.

Até mesmo porque, pense bem: muitas pessoas consomem não somente porque necessitam, de fato, de produto A ou B, mas também para se entreterem. Ou seja, entender bem a relação merchandising / experiência do cliente pode ajudar bastante na elaboração de estratégias para encantar mais ainda seus consumidores.

A partir do momento em que oferece mais ao cliente do que simplesmente uma loja organizada e preços competitivos, você está fazendo com que a sua empresa tem um diferencial e tanto. Até mesmo porque esses pontos citados antes são meio que obrigatórios, concorda?

Mas, como fazer um bom merchandising em seu estabelecimento de produtos de beleza?

Tente encontrar harmonia nas cores expostas

Já está mais do que provado que as cores influenciam bastante o consumo. Veja, por exemplo, o caso do vermelho e do amarelo em estabelecimentos que vendem comida, já que essas são cores que, psicologicamente, despertam o nosso apetite.

Ou seja, de um modo geral, esses elementos são importantes, pois pode despertar certos sentimentos nos clientes, ajudando a que se sintam confortáveis, e consumam à vontade.

No caso de produtos de beleza, o que muitos querem sentir quando fazem uso deles é sentir clareza, confiança e coragem. Tudo unido a um ar de juventude. Então, ficaria muito interessante harmonizar as seguintes cores: o amarelo, o laranja e o vermelho.

Mas, também têm aquelas tonalidades para sentimentos mais serenos, como o azul, por exemplo, e que pode ser usado no merchandising de um perfume executivo, só para citar um exemplo bem simples.

Organização sempre balanceada e simétrica

Ok, sempre é bom exercitar a criatividade na distribuição dos produtos de sua loja, mas, não exagere. Afinal, quando o cliente entrar em sua loja, ele tem que se sentir, no mínimo, confortável, e não perdido e confuso.

Quer dicas para uma organização adequada?

Primeiro, tente usar o que se chama “regra de três”. Ou seja, acaba sendo mais eficiente aos olhos do consumidor se os produtos estiverem dispostos em grupos de três, ao invés de estarem isolados.

Fora ainda o fato de que é sempre bom organizar os produtos de sua loja de maneira minimamente padronizada. Isso quer dizer: tudo alinhado do mesmo tamanho e de cores similares. Até porque tudo misturado vai fazer com que um item “entre em competição” com outro pela atenção do cliente.

Deixe o cliente experimentar o quanto puder

Uma das coisas que piora (e muito) a experiência de um consumidor é quando ele não tem a oportunidade de “provar” um pouco daquilo que irá comprar.

Nas lojas de beleza, por exemplo, um dos erros mais comuns é deixar todo e qualquer perfume lacrado em um display.

Ora, o primordial desse tipo de produto é o cliente saber se aquele determinado aroma lhe agrada ou não. Se ele não tiver como experimentar (um pouco) do que está vendo, é quase certo que ele deixará de consumir.

E, uma das dicas para driblar isso, é criar “estações” ao longo da loja parra que o público prove os itens à venda.

Deixa a sua marca com o cliente

Uma das formas de criar uma grande experiência para o público de sua loja é adicionar uma boa dose de personalidade ao visual de seu estabelecimento.

E, essa personalidade abrange desde uma experiência que seja realmente marcante, até a contratação de profissionais qualificados e diferenciados.

Claro, uma identidade visual chamativa (mas, não excessivamente chamativa) também ajuda, bem como a inclusão de brindes e outras coisas a mais que o cliente pode adquirir em sua loja.

Com essas dicas de merchandising, não tem como a experiência do seu cliente ser incompleta.