O cliente precisa ser bem tratado em todos os aspectos, especialmente quando está dentro da loja, prestes a comprar algum produto. É nessa hora que certos detalhes podem ser fundamentais para converter  aquela presença do consumidor em vendas.

E um desses detalhes é justamente proporcionar um ambiente bastante agradável para que o cliente se sinta confortável. Mas, como exatamente fazer isso?

Proporcione um ambiente climatizado

Especialmente agora no verão os dias andam muito quentes, e se tem uma coisa que deixa qualquer espaço mais ameno, mais agradável, é um lugar refrescado por um belo ar condicionado. E é bom destacar que um local assim não é apenas agradável para o público, mas, para os vendedores também.

Não é difícil imaginar porque esse ponto é uma vantagem e tanto: quanto mais o ambiente estiver refrigerado, em comparação à rua, mais o cliente se sentirá compelido a ficar mais tempo na loja (e comprar mais, claro).

Internet gratuita

Sim, não quem não tenha um celular com acesso a Wi-Fi hoje em dia, e que às vezes precisa se conectar fora de casa. Oferecer rede gratuita em sua loja física é um ótimo atrativo para os clientes (mais especificamente, para os acompanhantes dos clientes, que esperam enquanto estes escolhem o que vão comprar.

Portanto, ofereça mais esse “plus” para quem visitar sua loja, pois isso dá a impressão de que você se preocupa com cada detalhe que possa deixar esse ambiente mais agradável, e ainda mostra que o seu estabelecimento está “antenado”.

Invista em aromas agradáveis

Nada pior do que entrar numa loja, e esta, de cara, ter um cheiro desagradável. Isso mostra desleixo e falta de preocupação com o bem-estar do público. Como fazer? Invista em aromatizantes leves, daqueles que possuem um cheiro bom, mas, sem tanto destaque.

É preciso tomar cuidado, inclusive, com aromas muito fortes, pois isso pode afastar pessoas alérgicas, e o tiro sairá pela culatra. Atenção a esse detalhe também.

Decoração e organização em perfeita ordem

Uma boa tática é usar itens de decoração para complementar o visual do ambiente de sua loja. Afinal, muitos consumidores olham bastante para a questão do olhar numa loja. Se a decoração for bem equilibrada, mas bonita e arrojada, você ganha pontos com o cliente.

Ao mesmo tempo, é preciso prezar por uma organização bem feita, com corredores separados por categorias, e (principalmente) sem produtos espalhados por tudo o quanto é lugar. Assim, o cliente consegue encontrar tudo o que quiser com mais facilidade, sem precisar procurar muito. Lembre-se: a sua função é facilidade a vida dele.

Ainda nesse aspecto da organização, tente deixar mais a mostra aqueles itens mais vendidos como destaque, além de produtos que estejam em promoção. São coisas que, visualmente, atraem muito a atenção do público em geral.

Deixe o clima alegre com música

Um diferencial que muita gente se esquece é que grande parte do público gosta de música, ou mais precisamente de um som ambiente enquanto está comprando. No entanto, é preciso atentar para alguns detalhes.

O primeiro deles é que a trilha sonora precisa ser condizente com o segmento de sua loja. Outra coisa: (e essa dica também é muito fundamental ) no coloque o som da loja muito alto, pois o efeito pode ser o inverso, e o cliente se sentir desconfortável no lugar.

De resto, é preciso apenas bom senso para escolher o tipo de som que irá ser pano de fundo para o seu comércio.

 Esperamos que essas dicas tenham sido valiosas, e que, caso você ainda nas as pratique, pense bem se já não está na hora de deixar a sua loja bem mais aconchegante para o seu público. Depois, é só esperar as vendas aumentarem.


Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.